Tribunal escocês acusa Boris Johnson de ter mentido à Rainha

BackBoris2012 / Flickr

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

Um tribunal escocês considera ilegal a decisão do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, de suspender o Parlamento do Reino Unido, acusando o governante de ter metido à Rainha para garantir a suspensão.

Três juízes, presididos por Colin Carloway, o mais alto magistrado escocês, inverteram uma decisão anterior, que considerou que os tribunais não tinham o poder de interferir na decisão política do primeiro-ministro britânico de suspender o Parlamento.

“Embora não seja possível rever, em termos de controlo judicial, o conselho à Rainha relativamente à prerrogativa real de suspender o Parlamento, seria mesmo assim ilegal se o seu objectivo fosse entravar o escrutínio parlamentar do Governo, que era um pilar central do princípio de boa governação consagrado na Constituição”, lê-se na decisão.

O juiz Colin Carloway acrescenta ainda que “as circunstâncias nas quais o conselho foi proferido e o conteúdo dos documentos providenciados pelo respondente demonstraram que esta era a verdadeira razão para a suspensão“.

O comentador jurídico do Financial Times, David Allen Green, explica no seu perfil do Twitter que na prática, o tribunal defende que Boris Johnson “mentiu à Rainha” para obter a suspensão.

Boris Johnson já veio garantir que é “absolutamente” falso que tenha enganado a Rainha, garantindo que o pedido não foi motivado pela discussão do Brexit e que pretende apenas antecipar um “Discurso da Rainha” e a resolução de “uma série de coisas”.

“Vamos precisar de Leis sobre educação, saúde, alojamento, tecnologia, sobre a nossa visão para investir na ciência, no programa espacial, no ambiente”, sustentou em declarações à Sky News, notando que é preciso “um Discurso da Rainha” para “pôr em marcha” “uma enorme quantidade de coisas”.

O primeiro-ministro defende ainda que esta decisão do Tribunal Escocês não é a única sobre o assunto, lembrando que na semana passada, o Tribunal de Londres considerou que a suspensão do Parlamento foi legal.

“O Tribunal Superior [em Londres] concorda plenamente connosco, mas o Supremo Tribunal terá de decidir”, vinca Boris Johnson, referindo-se ao recurso que o seu Governo enviou para a mais alta instância judicial do Reino Unido.

A decisão do Tribunal escocês é o resultado de uma acção judicial em nome de 75 deputados e membros da Câmara dos Lordes, que argumentaram que a decisão de Boris Johnson de suspender o Parlamento por cinco semanas é ilegal e viola a Constituição, pois consideram que foi projectada para limitar o debate e a acção parlamentar relativamente ao ‘Brexit’.

A decisão vai agora ser analisada na próxima terça-feira, 17 de Setembro, pelo Tribunal Supremo, em conjunto com o recurso relativamente à decisão do Tribunal de Londres.

Entretanto, o Tribunal da Irlanda do Norte considera que a suspensão do Parlamento é legal e que não afecta o processo de paz na região.

O Parlamento foi suspenso na madrugada de terça-feira e está previsto reabrir apenas a 14 de Outubro, duas semanas antes da data prevista da saída do Reino Unido da União Europeia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Contagem decrescente para 17 de Setembro. Boris Johnson tem sido um flop como previsto e desejado. Derrota atrás de derrota em toda a linha de trampa que tenta fazer. Graçádeus!..

  2. Vejam a confusão que o despenteado conseguiu engendrar perante a UE. O seu maior prazer é sair da UE sem acordo. Só que a gravidade das consequências que este saltarico quer vão-lhe cair todas em cima.
    Desde que passou a ser PM tem levado derrotas e mais derrotas
    A vaidade e arrogância como componente que já faz parte dos seus antepassados é de séculos e nada os faz mudar. As guerras entre eles por desentendimentos levaram-nos a confrontos de anos. Com a França tiveram uma guerra durante cem anos.
    Por motivos do brexit e os emigrantes por razões de insegurança tiverem que deixar o país são eles que vão fazer os trabalhos que eles desprezam?

RESPONDER

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …