O “triângulo de perigo” do rosto é real — e exige cuidados especiais

O triângulo de perigo refere-se ao nariz e à pele acima dos lábios. Passam muitos vasos sanguíneos nesta zona que fazem ligação ao cérebro, pelo que é importante evitar infeções.

Gosta de espremer as suas borbulhas? Se quiser evitar ficar com marcas na pele, é hora de acabar com este hábito.

Mas esta nem é a consequência mais grave desta prática pouco recomendável, já que, caso esprema uma borbulha no “triângulo de perigo da cara“, o risco de apanhar uma infeção é muito maior, revela o IFLScience.

Este triângulo, também conhecido como triângulo nasolabial, abrange todo o nosso nariz e a pele entre a ponta do nariz e os lábios. O perigo reside na quantidade de vasos sanguíneos presentes nesta parte do nosso rosto, que tornam possíveis, apesar de serem raras, infeções que se podem espalhar até ao cérebro.

As veias oftálmicas são as tais, e ligam uma veia desde a frente do rosto até um espaço oco debaixo do cérebro chamado seio cavernoso. Existe um seio cavernoso para cada olho e este faz a ligação entre os vasos sanguíneos na base do cérebro.

Caso esprema uma espinha neste perigoso triângulo e esta fique infetada, há o risco de que esta infeção chegue ao cérebro através desta “auto-estrada” sanguínea. Se não for tratada, a infeção pode causar coágulos sanguíneos no cérebro, um abscesso cerebral ou meningite — e pode até ser fatal.

O perigo existe porque há o risco de empurrarmos ainda mais o pus da borbulha para a nossa pele ao espremê-la, o que aumenta o risco da infeção se espalhar. Para além de espremer espinhas, há outros hábitos perigosos que devemos evitar nesta zona delicada do rosto, como a remoção dos pêlos do nariz.

Os abcessos dentários também são um potencial problema que pode causar uma infeção, já que alguns dentes estão dentro do triângulo, pelo que é fundamental ter uma boa higiene oral.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.