//

Três vulcões entraram em erupção ao mesmo tempo no Alasca

1

(dr) John Milliard / AVO

O Vulcão Pavlof, no Alasca, Estados Unidos

Três vulcões localizados na Cordilheira das Aleutas, no Alasca, Estados Unidos, entraram em erupção ao mesmo tempo.

Segundo a rede televisiva NBC News, os três vulcões – Pavlof, Great Sitkin e Semisopochnoi –, na Cordilheira das Aleutas, entraram em erupção ao mesmo tempo, na semana passada, e pelo menos dois estão a expelir baixos níveis de cinzas e vapor.

De acordo com o Observatório de Vulcões do Alasca (AVO), as erupções simultâneas não representam, neste momento, uma ameaça para as comunidades vizinhas. De qualquer forma, desde domingo que os três vulcões se encontram num nível de alerta laranja.

Além disso, acrescenta o site Science Alert, o vulcão Monte Cleveland e o complexo vulcânico de Atka também têm mostrado sinais de atividade: aumento de calor e pequenos terramotos, respetivamente. Ambos estão num nível de alerta amarelo.

“O Alasca tem muitos vulcões e normalmente vemos, em média, uma erupção por ano. Ter três erupções de uma só vez é menos comum, mas acontece“, disse à NBC Matthew Loewen, geólogo do AVO, acrescentando que este fenómeno já não acontecia há pelo menos sete anos.

Tal como recorda esta rede televisiva norte-americana, as ilhas vulcânicas que formam o chamado Arco Aleutian fazem parte de uma zona em forma de ferradura ao longo da orla do Oceano Pacífico, onde ocorrem muitos terramotos e erupções vulcânicas.

Esta região, conhecida como “Anel de Fogo do Pacífico”, é muito sísmica e vulcanicamente ativa porque está localizada nos limites de várias placas tectónicas que continuamente colidem e se misturam.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Este Anel de Fogo do Pacífico é um arco de linhas de falhas na Bacia do Pacífico com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos. A região, com grande atividade sísmica e vulcânica, regista cerca de sete mil terramotos por ano – na sua grande maioria moderados.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.