Três vulcões entraram em erupção ao mesmo tempo no Alasca

(dr) John Milliard / AVO

O Vulcão Pavlof, no Alasca, Estados Unidos

Três vulcões localizados na Cordilheira das Aleutas, no Alasca, Estados Unidos, entraram em erupção ao mesmo tempo.

Segundo a rede televisiva NBC News, os três vulcões – Pavlof, Great Sitkin e Semisopochnoi –, na Cordilheira das Aleutas, entraram em erupção ao mesmo tempo, na semana passada, e pelo menos dois estão a expelir baixos níveis de cinzas e vapor.

De acordo com o Observatório de Vulcões do Alasca (AVO), as erupções simultâneas não representam, neste momento, uma ameaça para as comunidades vizinhas. De qualquer forma, desde domingo que os três vulcões se encontram num nível de alerta laranja.

Além disso, acrescenta o site Science Alert, o vulcão Monte Cleveland e o complexo vulcânico de Atka também têm mostrado sinais de atividade: aumento de calor e pequenos terramotos, respetivamente. Ambos estão num nível de alerta amarelo.

“O Alasca tem muitos vulcões e normalmente vemos, em média, uma erupção por ano. Ter três erupções de uma só vez é menos comum, mas acontece“, disse à NBC Matthew Loewen, geólogo do AVO, acrescentando que este fenómeno já não acontecia há pelo menos sete anos.

Tal como recorda esta rede televisiva norte-americana, as ilhas vulcânicas que formam o chamado Arco Aleutian fazem parte de uma zona em forma de ferradura ao longo da orla do Oceano Pacífico, onde ocorrem muitos terramotos e erupções vulcânicas.

Esta região, conhecida como “Anel de Fogo do Pacífico”, é muito sísmica e vulcanicamente ativa porque está localizada nos limites de várias placas tectónicas que continuamente colidem e se misturam.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Este Anel de Fogo do Pacífico é um arco de linhas de falhas na Bacia do Pacífico com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos. A região, com grande atividade sísmica e vulcânica, regista cerca de sete mil terramotos por ano – na sua grande maioria moderados.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …