Três sarcófagos com 3.500 anos encontrados numa necrópole do Egito

Uma equipa de arqueólogos franceses, liderada por Frederic Colin, da Universidade de Estrasburgo, encontrou três sarcófagos de madeira com cerca de 3.000 anos no Egito, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. 

Os achados foram descobertos na necrópole de Asasif, na margem ocidental do rio Nilo em Tebas, perto de Deir el Bahari, no Egito, detalha o Egypt Today.

Os três túmulos, todos encontrados em boas condições de conservação e com vários hieróglifos pintados, pertencem à XVIII dinastia, que reinou entre 1500 e 1295 a.C, de acordo com a informação avançada pelo Ministério das Antiguidades.

Um dos sarcófagos, que tem 1,8 metros de comprimento, foi pintado a branco e castanho não tem qualquer inscrição que indique a quem pertencem os restos mortais que guarda; o segundo, com 1,9 metros, foi pintado em amarelo e pertence a uma mulher chamada Rao; o terceiro e último, de 1,95 metros, está adornado com decorações coloridas e contém os restos mortais de uma outra mulher, T Abu.

No mês passado, uma equipa de arqueólogo encontrou em Luxor uma área de produção artesabal especializada do período do Novo Reino de Egito. Foram encontradas 30 oficinas que datam dos séculos XVI e XII a.C.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não deixa de ser algo estranho reportarem-se tantas desobertas “de repente”.
    Seriam já conhecidas e mantidas “debaixo dos panos”?
    Ou há um muito maior número de equipas e tecnologia (LIDAR?) a trabalhar no terreno?
    Apenas a vertente de refomentar o turismo tradicional não parece assim evidente pois, sem condições objectivas de segurança, não haverá volta aos níveis antigos.
    Ou será o resultado de um fomento do turismo científico?

    • Faça como eu e ria à gargalhada sobre o que eles escrevem, ora é assim e depois é assado e sempre alteram a opinião. Deixe-os falar que a gente finge que a gente acredita nas petas deles.

    • O governo egípcio vem aumentando o financiamento dessas pesquisas para haver aumento do turismo (apos a queda dos últimos anos… pesquisem)

  2. Faça como eu e ria à gargalhada sobre o que eles escrevem, ora é assim e depois é assado e sempre alteram a opinião. Deixe-os falar que a gente finge que a gente acredita nas petas deles.

RESPONDER

Programador esqueceu-se da password para recuperar 236 milhões de dólares em bitcoin. Já só lhe restam duas tentativas

Um programador alemão que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, não se recorda da sua password do disco que lhe dará acesso à sua carteira digital, onde tem 7.002 bitcoins, que valem, segundo a …

PGR abre inquérito ao caso do procurador europeu José Guerra

O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso da nomeação do procurador europeu no seguimento da participação criminal apresentada pela Ordem dos Advogados e de uma denúncia anónima. "Na sequência de denúncia apresentada pela Ordem dos …

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …