Três sarcófagos com 3.500 anos encontrados numa necrópole do Egito

Uma equipa de arqueólogos franceses, liderada por Frederic Colin, da Universidade de Estrasburgo, encontrou três sarcófagos de madeira com cerca de 3.000 anos no Egito, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. 

Os achados foram descobertos na necrópole de Asasif, na margem ocidental do rio Nilo em Tebas, perto de Deir el Bahari, no Egito, detalha o Egypt Today.

Os três túmulos, todos encontrados em boas condições de conservação e com vários hieróglifos pintados, pertencem à XVIII dinastia, que reinou entre 1500 e 1295 a.C, de acordo com a informação avançada pelo Ministério das Antiguidades.

Um dos sarcófagos, que tem 1,8 metros de comprimento, foi pintado a branco e castanho não tem qualquer inscrição que indique a quem pertencem os restos mortais que guarda; o segundo, com 1,9 metros, foi pintado em amarelo e pertence a uma mulher chamada Rao; o terceiro e último, de 1,95 metros, está adornado com decorações coloridas e contém os restos mortais de uma outra mulher, T Abu.

No mês passado, uma equipa de arqueólogo encontrou em Luxor uma área de produção artesabal especializada do período do Novo Reino de Egito. Foram encontradas 30 oficinas que datam dos séculos XVI e XII a.C.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não deixa de ser algo estranho reportarem-se tantas desobertas “de repente”.
    Seriam já conhecidas e mantidas “debaixo dos panos”?
    Ou há um muito maior número de equipas e tecnologia (LIDAR?) a trabalhar no terreno?
    Apenas a vertente de refomentar o turismo tradicional não parece assim evidente pois, sem condições objectivas de segurança, não haverá volta aos níveis antigos.
    Ou será o resultado de um fomento do turismo científico?

    • Faça como eu e ria à gargalhada sobre o que eles escrevem, ora é assim e depois é assado e sempre alteram a opinião. Deixe-os falar que a gente finge que a gente acredita nas petas deles.

    • O governo egípcio vem aumentando o financiamento dessas pesquisas para haver aumento do turismo (apos a queda dos últimos anos… pesquisem)

  2. Faça como eu e ria à gargalhada sobre o que eles escrevem, ora é assim e depois é assado e sempre alteram a opinião. Deixe-os falar que a gente finge que a gente acredita nas petas deles.

RESPONDER

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …

BCP ficou com herdade de João Moura (onde galgos foram encontrados por "mero acaso")

A herdade de João Moura, onde foram encontrados 18 galgos com sinais de subnutrição, ficou para o BCP num processo de insolvência do cavaleiro, servindo para pagar dívidas que mantinha a esta instituição e a …