Três sarcófagos com 3.500 anos encontrados numa necrópole do Egito

Uma equipa de arqueólogos franceses, liderada por Frederic Colin, da Universidade de Estrasburgo, encontrou três sarcófagos de madeira com cerca de 3.000 anos no Egito, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. 

Os achados foram descobertos na necrópole de Asasif, na margem ocidental do rio Nilo em Tebas, perto de Deir el Bahari, no Egito, detalha o Egypt Today.

Os três túmulos, todos encontrados em boas condições de conservação e com vários hieróglifos pintados, pertencem à XVIII dinastia, que reinou entre 1500 e 1295 a.C, de acordo com a informação avançada pelo Ministério das Antiguidades.

Um dos sarcófagos, que tem 1,8 metros de comprimento, foi pintado a branco e castanho não tem qualquer inscrição que indique a quem pertencem os restos mortais que guarda; o segundo, com 1,9 metros, foi pintado em amarelo e pertence a uma mulher chamada Rao; o terceiro e último, de 1,95 metros, está adornado com decorações coloridas e contém os restos mortais de uma outra mulher, T Abu.

No mês passado, uma equipa de arqueólogo encontrou em Luxor uma área de produção artesabal especializada do período do Novo Reino de Egito. Foram encontradas 30 oficinas que datam dos séculos XVI e XII a.C.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não deixa de ser algo estranho reportarem-se tantas desobertas “de repente”.
    Seriam já conhecidas e mantidas “debaixo dos panos”?
    Ou há um muito maior número de equipas e tecnologia (LIDAR?) a trabalhar no terreno?
    Apenas a vertente de refomentar o turismo tradicional não parece assim evidente pois, sem condições objectivas de segurança, não haverá volta aos níveis antigos.
    Ou será o resultado de um fomento do turismo científico?

    • Faça como eu e ria à gargalhada sobre o que eles escrevem, ora é assim e depois é assado e sempre alteram a opinião. Deixe-os falar que a gente finge que a gente acredita nas petas deles.

    • O governo egípcio vem aumentando o financiamento dessas pesquisas para haver aumento do turismo (apos a queda dos últimos anos… pesquisem)

  2. Faça como eu e ria à gargalhada sobre o que eles escrevem, ora é assim e depois é assado e sempre alteram a opinião. Deixe-os falar que a gente finge que a gente acredita nas petas deles.

RESPONDER

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …