Três sarcófagos com 3.500 anos encontrados numa necrópole do Egito

Uma equipa de arqueólogos franceses, liderada por Frederic Colin, da Universidade de Estrasburgo, encontrou três sarcófagos de madeira com cerca de 3.000 anos no Egito, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. 

Os achados foram descobertos na necrópole de Asasif, na margem ocidental do rio Nilo em Tebas, perto de Deir el Bahari, no Egito, detalha o Egypt Today.

Os três túmulos, todos encontrados em boas condições de conservação e com vários hieróglifos pintados, pertencem à XVIII dinastia, que reinou entre 1500 e 1295 a.C, de acordo com a informação avançada pelo Ministério das Antiguidades.

Um dos sarcófagos, que tem 1,8 metros de comprimento, foi pintado a branco e castanho não tem qualquer inscrição que indique a quem pertencem os restos mortais que guarda; o segundo, com 1,9 metros, foi pintado em amarelo e pertence a uma mulher chamada Rao; o terceiro e último, de 1,95 metros, está adornado com decorações coloridas e contém os restos mortais de uma outra mulher, T Abu.

No mês passado, uma equipa de arqueólogo encontrou em Luxor uma área de produção artesabal especializada do período do Novo Reino de Egito. Foram encontradas 30 oficinas que datam dos séculos XVI e XII a.C.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não deixa de ser algo estranho reportarem-se tantas desobertas “de repente”.
    Seriam já conhecidas e mantidas “debaixo dos panos”?
    Ou há um muito maior número de equipas e tecnologia (LIDAR?) a trabalhar no terreno?
    Apenas a vertente de refomentar o turismo tradicional não parece assim evidente pois, sem condições objectivas de segurança, não haverá volta aos níveis antigos.
    Ou será o resultado de um fomento do turismo científico?

    • Faça como eu e ria à gargalhada sobre o que eles escrevem, ora é assim e depois é assado e sempre alteram a opinião. Deixe-os falar que a gente finge que a gente acredita nas petas deles.

    • O governo egípcio vem aumentando o financiamento dessas pesquisas para haver aumento do turismo (apos a queda dos últimos anos… pesquisem)

  2. Faça como eu e ria à gargalhada sobre o que eles escrevem, ora é assim e depois é assado e sempre alteram a opinião. Deixe-os falar que a gente finge que a gente acredita nas petas deles.

RESPONDER

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …