Três mortos em queda numa fossa de exploração pecuária na Chamusca

Google Maps

Três homens morreram este sábado depois de caírem dentro de uma fossa de exploração pecuária, e uma quarta vítima foi transportada em estado grave para o hospital, disse à Lusa fonte oficial do Comando-Geral da GNR.

“Estão três mortos confirmados, do sexo masculino, com 30, 34 e 50 anos”, referiu a mesma fonte da Guarda Nacional Republicana.

Quatro pessoas caíram esta tarde dentro de uma fossa de uma exploração pecuária na Herdade da Galega, na Chamusca, distrito de Santarém, tendo o alerta sido dado pelas 15:33, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém.

Segundo o Observador, o acidente terá ocorrido depois de um homem ter caído, na tarde deste sábado, na fossa de uma suinicultura, com 6 metros de profundidade, na Herdade da Galega, na freguesia da Carregueira, concelho da Chamusca.

Ao tentarem resgatá-lo, outros três homens acabaram por precipitar-se também para o interior da fossa, disse ao Observador fonte dos bombeiros locais.

Contactado pela Lusa, fonte do CDOS de Santarém adiantou que os trabalhos estão a decorrer, sendo que, de três, “duas pessoas já foram retiradas” da fossa, sem adiantar mais pormenores. Uma quarta vítima, também do sexo masculino, de 20 anos, e filho do proprietário da herdade, está no hospital em estado grave, segundo a GNR.

De acordo com a CMTV, terá sido o encarregado da herdade, de 34 anos, o primeiro a cair à fossa, tendo sido socorrido pelo dono da propriedade, Rui Duarte Cordeiro, 50 anos, pelo seu filho mais velho, Gonçalo, de 30 anos, e pelo seu filho mais novo, que entretanto foi resgatado com uma corda e socorrido com vida.

Segundo o CDOS de Santarém, durante o acidente uma quinta pessoa – uma mulher de cerca de 25 anos, de acordo com a GNR -, que será familiar das vítimas, terá sido acometida de uma doença súbita e foi assistida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no local.

De acordo com a TVI24, o resgate foi dado por terminado pelas 21:00, com a remoção dos três cadáveres da fossa, mas cerca das 22h os corpos ainda se encontravam no local, à espera da Polícia Judiciária, que que irá proceder à recolha de indícios para investigar as causas do acidente.

As causas do acidente não foram ainda apuradas, mas terá acontecido quando os proprietários da exploração e os funcionários procediam à limpeza da fossa.

Os trabalhos de resgate dos três homens envolveram 26 operacionais e 10 viaturas. Para o local foi acionado uma unidade de psicólogos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.