/

Um em cada três infetados com covid-19 é assintomático

Fredrik Sandberg; TT / EPA

Investigadores sugerem, com base numa revisão de 61 estudos, que uma em cada três pessoas infetadas com o novo coronavírus é assintomática.

Uma em cada três pessoas infetadas com covid-19 não sabe que tem o novo coronavírus. A conclusão baseia-se em 61 estudos sobre mais de 1,8 milhões de casos em todo o mundo, numa revisão publicada na revista científica Annals of Internal Medicine.

“As estratégias de controlo para a covid-19 devem ser alteradas, considerando a prevalência e o risco de transmissão de infeções assintomáticas do vírus SARS-CoV-2”, pedem os investigadores do Centro de Investigação Scripps, nos Estados Unidos.

“Só sabemos quem é assintomático em retrospetiva. As infeções sem sintomas, sejam pré-assintomáticas ou assintomáticas, são importantes porque as pessoas infetadas podem transmitir o vírus mesmo que não tenham sintomas”, dizem os investigadores.

As estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontavam para uma percentagem entre 6 e 41% de assintomáticos, escreve o jornal Público.

Rastreios em massa feitos em Inglaterra e Espanha mostraram que um terço dos indivíduos testados tinha anticorpos contra a covid-19 sem nunca ter apresentado sintomas. Os investigadores acreditam que a quantidade de pacientes assintomáticos poderá ser ainda maior do que se pensa.

“No meio de uma pandemia que mudou a vida em todo o mundo, parece razoável pôr a hipótese que a memória e consciência que as pessoas têm dos sintomas aumentem [em inquéritos]”, escrevem ainda os autores.

A solução sugerida para controlar a propagação da doença é que se façam testes rápidos em casa e que se expandam os apoios estatais para as pessoas se manterem em isolamento domiciliário.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE