Um em cada três infetados com covid-19 é assintomático

Fredrik Sandberg; TT / EPA

Investigadores sugerem, com base numa revisão de 61 estudos, que uma em cada três pessoas infetadas com o novo coronavírus é assintomática.

Uma em cada três pessoas infetadas com covid-19 não sabe que tem o novo coronavírus. A conclusão baseia-se em 61 estudos sobre mais de 1,8 milhões de casos em todo o mundo, numa revisão publicada na revista científica Annals of Internal Medicine.

“As estratégias de controlo para a covid-19 devem ser alteradas, considerando a prevalência e o risco de transmissão de infeções assintomáticas do vírus SARS-CoV-2”, pedem os investigadores do Centro de Investigação Scripps, nos Estados Unidos.

“Só sabemos quem é assintomático em retrospetiva. As infeções sem sintomas, sejam pré-assintomáticas ou assintomáticas, são importantes porque as pessoas infetadas podem transmitir o vírus mesmo que não tenham sintomas”, dizem os investigadores.

As estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontavam para uma percentagem entre 6 e 41% de assintomáticos, escreve o jornal Público.

Rastreios em massa feitos em Inglaterra e Espanha mostraram que um terço dos indivíduos testados tinha anticorpos contra a covid-19 sem nunca ter apresentado sintomas. Os investigadores acreditam que a quantidade de pacientes assintomáticos poderá ser ainda maior do que se pensa.

“No meio de uma pandemia que mudou a vida em todo o mundo, parece razoável pôr a hipótese que a memória e consciência que as pessoas têm dos sintomas aumentem [em inquéritos]”, escrevem ainda os autores.

A solução sugerida para controlar a propagação da doença é que se façam testes rápidos em casa e que se expandam os apoios estatais para as pessoas se manterem em isolamento domiciliário.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …