Mais de três dezenas de bancos da UE utilizam paraísos fiscais

Barry Caruth / Flickr

Sede do HSBC em Canary Wharf, Londres

Mais de três dezenas de bancos da União Europeia (UE) e do Reino Unido utilizaram paraísos fiscais de baixo imposto ou imposto zero e 29 “pareciam estar a declarar” lucros em países onde não empregavam, segundo um estudo da Transparency International.

“Entre os 39 bancos da União Europeia e do Reino Unido analisados no estudo, 31 estavam a utilizar paraísos fiscais de baixo imposto ou imposto zero, enquanto 29 pareciam estar a declarar lucros elevados em países onde não empregavam efetivamente qualquer pessoa”, referiu, em comunicado, a rede anti-corrupção Transparency International Portugal, citando o relatório “Murky havens and phantom profits: the tax affairs of EU and UK banks”.

Segundo o documento, estas operações podem revelar que os bancos estão a transferir os seus lucros para reduzir a sua fatura fiscal.

Desde 2015, os bancos da UE são obrigados a publicar relatórios “country by country” sobre impostos, lucros e colaboradores.

“As práticas questionáveis destacadas pela nossa investigação continuam a escapar ao escrutínio público”, apontou a responsável pelo Transparency International EU, Elena Gaita, exemplificando que o HSBC relatou lucros de 1,59 mil milhões de euros na Arábia Saudita, apesar de não ter funcionários no país.

Por outro lado, o Deutsche Bank reportou lucros de 418 milhões de euros em Malta, onde não tem colaboradores desde 2016.

“Só pudemos examinar o comportamento fiscal dos bancos porque estes estão sujeitos às regras de declaração de impostos da União Europeia, país por país”, notou Elena Gaita.

Para esta responsável, em causa pode estar “apenas a ponta do iceberg”, pelo que defende ser “essencial” que as regras sejam alargadas a outros setores da economia.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depois da recontagem exigida por Trump, Biden aumenta vantagem no Wisconsin

Joe Biden aumentou a sua vantagem no condado do Wisconsin, depois de uma recontagem de votos exigida pelo Presidente cessante Donald Trump. Joe Biden aumentou a vantagem sobre Donald Trump em 125 votos, segundo os resultados …

Morreu Vítor Oliveira. O "rei das subidas" tinha 67 anos

O treinador de futebol Vítor Oliveira morreu, neste sábado, durante uma caminhada. Tinha 67 anos de idade e terá sofrido um ataque cardíaco. Depois das mortes de Maradona e de Reinaldo Teles, chega a má notícia …

Governo vai mobilizar professores sem horário para combater pandemia

O Governo vai convocar professores sem horário para combater pandemia. A mobilização consta de um despacho publicado em Diário da República esta sexta-feira. De acordo com o Público, o Governo vai mobilizar os professores sem atividade …

Portugal regista 87 mortes e mais 4.868 novos casos. É o segundo pior dia em número de óbitos

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) deste sábado, há 4.868 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, registaram-se 87 mortes. Nas últimas 24 horas, Portugal registou 87 mortes e 4.868 …

Procura-se o 'Príncipe' que terá recebido luvas da Odebrecht através de amigo de Salgado

O Ministério Público (MP) está a tentar chegar à identidade do 'Príncipe', o nome de código de um cidadão português que terá recebido alegadas "luvas" pagas pela construtora brasileira Odebrecht através da conta de um …

Apoios a trabalhadores informais já foram pagos a 11 mil pessoas

A ministra Ana Mendes Godinho avançou que os apoios aos trabalhadores sem proteção social, como os informais, já foram pagos e abrangem 11 mil beneficiários. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, …

O "mal" de Marcelo e o Mestre de Avis no segundo dia do Congresso do PCP

A intervenção de João Ferreira, o candidato presidencial do PCP, está a marcar, para já, o segundo dia do XXI congresso nacional do partido que começou, neste sábado, pouco depois das 9 da manhã, no …

O melhor golo da jornada na Liga dos Campeões é português

Um dos dois golos marcados por Bruno Fernandes foi eleito o melhor da jornada na Liga dos Campeões. Na vitória por 4-1 do Manchester United sobre o Basaksehir, o internacional português ainda abriu mão …

Aberto inquérito para investigar morte de Maradona (e há denúncias graves contra os que lhe eram próximos)

A justiça argentina abriu um inquérito para determinar se houve negligência na morte de Diego Maradona. Entretanto, um amigo do ex-futebolista acusa aqueles que o rodeavam de lhe darem cerveja para que não estivesse em …

Lukashenko diz que vai deixar o poder depois das reformas constitucionais

O Presidente da Bielorrússia afirmou, esta sexta-feira, que deixará de liderar o país depois da aprovação das reformas constitucionais, que propôs para acalmar os protestos que se sucedem desde as Presidenciais de agosto. "Não estou a …