Treino dos astronautas da NASA pode ajudar pacientes com cancro

Atualmente, cerca de 90% dos pacientes consegue superar o cancro em estágio inicial, mas os efeitos tóxicos da quimioterapia e de outros tipos de tratamento podem ser prejudicial para a saúde geral dos sobreviventes.

De acordo com o artigo publicado na revista especializada Cell, os protocolos de terapia baseados em exercícios desenvolvidos pela NASA para ajudar os astronautas a suportar o stress dos voos espaciais também podem ajudar na recuperação do tratamento para o cancro.

Fora da atmosfera da Terra, os corpos dos astronautas são submetidos a microgravidade e e níveis mais altos de radiação, o que, segundo os autores do estudo, tem um impacto semelhante ao tratamento para cancro. A inatividade física e as mudanças no peso corporal compõem esses efeitos, tanto para astronautas como para pacientes com cancro.

De acordo com o IFLScience, sintomas como atrofia muscular, desmineralização óssea, anemia e disfunção imunológica são geralmente experimentados pelos astronautas em órbita, tal como por pessoas submetidas a quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e outras formas de tratamento do cancro.

Em comunicado, divulgado pelo EurekAlert, Jessica Scott, co-autora do estudo, explicou que “os astronautas podem sentir algo chamado neblina espacial, onde têm problemas em concentrar-se ou esquecem-se de coisas mais facilmente. Isso é muito parecido com o que alguns pacientes com cancro experienciam chamada cérebro da quimioterapia”.

Ao elaborar um protocolo para combater os efeitos dos voos espaciais, a NASA optou por não usar medicamentos por poderem causar efeitos colaterais indesejados, como sonolência ou arritmia. Em vez disso, foi introduzido um programa baseado em exercícios para melhorar a capacidade de reserva de todos os sistemas corporais antes dos voos espaciais, aumentando a capacidade dos astronautas de resistir ao stress das viagens.

O exercício continuado no espaço é projetado para ajudar os astronautas a manter a sua funcionalidade fisiológica em cerca de 75% dos níveis anteriores ao voo e o treino adicional após aterrar na Terra garante que regressem à sua capacidade base o mais rapidamente possível.

Por outro lado, os investigadores observam que “a reabilitação de exercícios estruturados não é padrão de atendimento em nenhuma população ou ambiente de cancro”, apesar das crescentes evidências de que produz aprimoramentos na IRC e em outras funções corporais para pacientes em tratamento de cancro.

Nos Estados Unidos, há mais de 15 milhões de sobreviventes de cancro e prevê-se que, este ano, sejam diagnosticados aproximadamente um milhão de pessoas.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …