/

Empresa quer transplantar corações de porco em bebés já no próximo ano

A empresa de biotecnologia eGenesis está a fazer progressos no domínio da xenotransplantação, com planos para transplantar corações de porco geneticamente modificados em bebés humanos já no próximo ano.

A xenotransplantação é o processo de transferir cirurgicamente um tecido de uma espécie para outra. Este tipo de tecido também pode ser denominado xenoenxerto.

Utilizando a ferramenta de edição de genes CRISPR, a eGenesis fez cerca de 70 edições no genoma do porco para reduzir a probabilidade de rejeição do órgão em humanos. Para garantir a segurança e a eficácia, a empresa está atualmente a realizar experiências de transplante em bebés babuínos.

Embora as primeiras cirurgias em babuínos tenham tido complicações que resultaram na morte dos animais, a eGenesis continua otimista, estabelecendo paralelos com os primeiros tempos dos transplantes de fígado, quando as taxas de sobrevivência eram baixas.

A necessidade urgente de transplantes de órgãos, particularmente entre bebés com problemas cardíacos, impulsiona os esforços de investigação e desenvolvimento da empresa. Mais de 100.000 pessoas nos EUA estão à espera de transplantes de órgãos e muitas morrem todos os dias devido à escassez de órgãos disponíveis.

A xenotransplantação tem uma longa história de exploração, recorda o MIT Technology Review.

Os porcos surgiram como os dadores mais adequados devido à sua compatibilidade genética e às semelhanças no tamanho dos órgãos entre porcos e humanos. No entanto, a transferência de órgãos entre espécies diferentes apresenta desafios, incluindo a rejeição imunitária e a potencial transmissão de vírus.

A eGenesis aborda estas preocupações utilizando o CRISPR para inativar os retrovírus presentes nos genomas dos suínos e eliminando os genes dos suínos que desencadeiam respostas imunitárias prejudiciais nos seres humanos.

A eGenesis segue um processo meticuloso, que inclui a clonagem de leitões e o estudo do impacto das edições de genes ao longo da sua vida. A empresa mantém uma instalação onde os porcos são criados em condições de higiene rigorosas para produzir órgãos adequados para transplante.

Embora existam considerações éticas, a eGenesis pretende oferecer corações de porco como solução temporária para bebés que aguardam transplantes de coração humano, potencialmente salvando vidas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.