Transmissão de energia sem fios está cada vez mais perto

DARPA

Ilustração do programa POWER da DARPA.

A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), dos Estados Unidos, deu um passo significativo no sentido de conseguir uma transmissão de energia sem fios a nível mundial com o seu programa Persistent Optical Wireless Energy Relay (POWER).

Esta iniciativa visionária, inicialmente concebida por Nikola Tesla há quase um século, poderá revolucionar a distribuição de energia, marcando uma mudança histórica semelhante ao lançamento da eletricidade há 150 anos.

A DARPA revelou os principais contratantes para a primeira fase do programa POWER, incluindo a RTX Corporation, o Draper Laboratory e a BEAM Company. Estas equipas irão competir para desenvolver as bases para esta rede de transmissão de energia sem fios, explica o Interesting Engineering.

O programa POWER tem como objetivo demonstrar os principais componentes de uma rede de energia resiliente e de alta velocidade. Paul Jaffe, que lidera o programa POWER na DARPA, enfatizou o seu potencial para remodelar a relação da sociedade com a energia. O perito afirmou que uma rede de energia sem fios poderia libertar energia de diversas fontes, incluindo do Espaço, e ligá-las a consumidores com carência de energia.

A fase inicial do projeto apresentará retransmissores óticos de energia através de cápsulas fixadas em estruturas de aeronaves existentes, preparando o terreno para novos ensaios numa nova fase . A irradiação de energia tem o potencial de tornar as futuras aeronaves mais pequenas e mais económicas, reduzindo significativamente o combustível e o espaço do motor.

Os retransmissores desempenharão um papel fundamental na criação de uma rede de energia sem fios prática, versátil e adaptável. Vão resolver as perdas de conversão e vão permitir uma transmissão eficiente a grande altitude.

Prevê-se que a primeira fase tenha uma duração de 20 meses. Existe a possibilidade de uma opção de três meses para reduzir ainda mais os riscos. A segunda fase, prevista para o início de 2025, centrar-se-á na integração de tecnologias de retransmissão em plataformas existentes para demonstrações aéreas de baixa potência.

O programa POWER representa um esforço inovador para revolucionar a distribuição de energia, reduzir as vulnerabilidades e criar redes de energia mais eficientes. Oferece benefícios potenciais não só para o consumo de energia civil, mas também para aplicações militares, com aeronaves de longo alcance e económicas, com alcance e resistência quase ilimitados.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.