Tragédia na Índia. Colisão de comboios de passageiros faz quase 300 mortos

National Disaster Response Force / EPA

Um acidente ferroviário no leste da Índia, que envolveu esta sexta-feira dois comboios de passageiros, fez pelo menos 288 mortos e cerca de 900 feridos, de acordo com o mais recente balanço das autoridades.

Pelo menos 288 corpos foram recuperados entre a noite de sexta-feira e a manhã de hoje, disse à agência de notícias Associated Press Sudhanshu Sarangi, responsável dos bombeiros do estado de Odisha.

Sarangi notou ainda que mais de 800 passageiros feridos, muitos deles em estado crítico, foram transferidos, tanto de ambulância como de autocarro, para qualquer hospital próximo que tivesse disponibilidade para os acolher.

Um responsável do estado de Odisha, P.K. Jena, já tinha avançado que, pelo menos, 900 pessoas ficaram feridas na sequência do acidente.

Imagens transmitidas pelas estações televisivas mostram carruagens completamente destruídas e rasgadas, manchadas de sangue, com amontoados de metal espalhados pelo local da tragédia. “Uma carnificina”, realça a agência AFP.

As equipas de resgate continuam a tentar aceder aos vagões destruídos à procura de passageiros que tenham ficado presos.

De acordo com Sarangi, as hipóteses de encontrar sobreviventes são reduzidas. “Por volta das 22:00, conseguimos resgatar os sobreviventes. Depois disso, tratou-se de recolher os cadáveres”, disse.

Isto é muito, muito trágico. Nunca vi nada assim na minha carreira”, acrescentou.

O acidente, de acordo com o relato das agências internacionais de notícias, ocorreu às 19:20 locais (13:50 em Lisboa), perto de uma estação na localidade de Bahanaga, a 1.600 quilómetros a nordeste da capital Nova Deli.

Dez a 12 vagões de um comboio descarrilaram e os destroços de alguns dos vagões caíram num trilho próximo, explicou o porta-voz da Indian Railways, Amitabh Sharma. Esses destroços, acrescentou o responsável, foram, por sua vez, atingidos por um outro comboio de passageiros, que viajava na direção oposta.

A agência de notícias Press Trust of India avançou que um terceiro comboio de carga estaria envolvido no acidente, mas as autoridades indianas ainda não confirmaram a informação.

De acordo com as autoridades, 1.200 socorristas trabalharam durante toda a noite, apoiados por 115 ambulâncias, 50 autocarros e 45 unidades móveis médicas.

Um dos sobreviventes contou que estava a dormir quando ocorreu o desastre e que, quando acordou, estava por cima de uma dúzia de outros passageiros.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, manifestou através das redes sociais estar “angustiado” com a tragédia. “Nesta hora de dor, os meus pensamentos estão com as famílias que perderam entes queridos. Que os feridos se recuperem rapidamente”, disse Modi no seu perfil no Twitter.

 

A Índia registou no passado outros desastres ferroviários, embora a segurança tenha melhorado significativamente nos últimos anos, graças a novos investimentos maciços e atualizações tecnológicas.

Este país tem a quarta maior rede ferroviária, a seguir aos Estados Unidos, Rússia e China, com cerca de 68 mil quilómetros, mais de 21 mil comboios e 7.349 estações, transportando diariamente 23 milhões de passageiros.

O acidente ferroviário mais mortal na Índia ocorreu a 6 de junho de 1981 quando, no Estado de Bihar (leste), sete carruagens de um comboio que atravessava uma ponte caíram num rio, o que causou entre 800 e 1.000 mortos.

Desde o início do século, treze acidentes ferroviários, incluindo pelo menos três causados por ataques, fizeram cada um mais de 50 mortes.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.