Trabalhadores passam (mesmo) demasiado tempo sentados

World Bank Photo Collection / Flickr

Quem trabalha habitualmente num escritório, passa mais tempo sentado do que devia. É o que conclui um estudo que alerta para os riscos que isso acarreta para a saúde.

A pesquisa, feita pela organização governamental British Heart Foundation e pelo grupo Get Britain Standing, envolveu duas mil pessoas e concluiu que “45% das mulheres e 37% dos homens ficam de pé menos de 30 minutos por dia, enquanto estão no escritório”, cita a BBC.

O mesmo estudo apurou que “mais da metade dos participantes” almoça na sua mesa de trabalho e que “78% acreditam que ficam muito tempo sentados”, de acordo com a mesma fonte.

Estes dados são preocupantes, em termos dos efeitos nefastos para a saúde, já que o sedentarismo está associado a doenças do foro cardíaco, contribuindo ainda para o aparecimento de diabetes, cancro e problemas psicológicos.

“A inactividade e o sedentarismo são um dos grandes desafios que temos na saúde pública hoje em dia. Comparando com há 100 anos, os nossos níveis de actividade são muito menores, o número de trabalhos manuais está continuamente a ser reduzido, mesmo para escavar uma estrada te sentas num pequeno tractor”, atesta na BBC Mike Loosemore, director da Escola de Medicina Desportiva da University College Hospital, do Reino Unido.

“É preciso mudar atitudes quanto à forma como as pessoas se comportam no trabalho e mudar a cultura do espaço de trabalho, o que significa mexer-se um pouco mais, só mesmo ficar em pé pode fazer uma grande diferença para a queima de calorias e para o quão alerta, criativo e produtivo se é”, alerta ainda o médico na referida publicação.

“Levante-se quando está ao telefone ou em reuniões, faça tudo o que puder para evitar sentar-se”, aconselha, por seu lado, Gavin Bradley do Get Britain Standing, também em declarações à BBC.

Outros truques para lutar contra o sedentarismo passam, por exemplo, por usar as escadas em vez do elevador, por evitar almoçar na secretária de trabalho e por fazer pausas espaçadas no uso do computador.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.