//

Toto e Poko namoram há anos, mas não reproduzem. O Zoo onde vivem descobriu porquê

2

(dr) Sapporo City Maruyama Zoo

O tucano Toto (em baixo), o suposto macho, é ligeiramente maior do que Poko

Toto e Poko, um casal de tucanos do jardim zoológico de Maruyama, na cidade de Sapporo, no Japão, partilham casa desde 2013. Em 2016, altura em que atingiram a maturidade sexual, esperava-se que os pássaros se reproduzissem. Todos os anos, os tratadores descobrem dois ou três ovos na gaiola, mas nenhum eclodiu.

Intrigados com a situação e entusiasmados por encorajar a reprodução, os tratadores do jardim zoológico de Maruyama, na cidade de Sapporo, construíram ninhos maiores, mudaram as dietas dos tucanos, mas nenhum esforço foi suficiente.

No ano passado, decidiram fazer um teste de ADN ao casal e, no início deste mês, o zoológico anunciou que Toto, o tucano maior e que se presumia ser o macho, é, afinal, uma fêmea como Poko.

Quando o zoo comprou os tucanos, foi-lhe dito que se tratava de um macho e de uma fêmea. Além de ser muito difícil determinar o sexo a partir das suas características físicas, os pássaros exibiam comportamento de cortejo.

Em biologia, denomina-se cortejo sexual ou cortejo nupcial o comportamento de alguns animais quando o macho se aproxima da fêmea em busca do acasalamento.

“Toto dava comida a Poko. E se Poko voasse para fora do ninho, Toto seguia-a para ficar mais perto dela”, contou Hideaki Yamamoto, do jardim zoológico japonês, à Vice. “Agora sabemos que pássaros do mesmo sexo também podem exibir estes atos.”

O comportamento de namoro entre pássaros do mesmo sexo foi documentado em mais de 130 espécies. Estudos realizados por investigadores como Geoff MacFarlane, biólogo da Universidade de Newcastle, na Austrália, mostram que os pássaros podem ter um comportamento homossexual.

Num estudo realizado em 2010, com mais de 93 espécies de pássaros, MacFarlane notou que qualquer sexo que tivesse menos responsabilidades parentais se envolveria num comportamento homossexual. No fundo, mais tempo livre significa mais liberdade para ser sexualmente explorador.

Mas os pássaros não são os únicos animais que praticam sexo homossexual: juntam-se a estes os macacos japoneses, um género de macacos do Velho Mundo.

Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.