//

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Kimimasa Mayama / EPA

Tóquio 2020, medalhas dos Jogos Olímpicos no Japão

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio.

Tóquio está em estado de emergência desde abril mas, nas últimas semanas, os casos têm diminuído consideravelmente.

Esta quinta-feira, o Governo do Japão anunciou que está a planear levantar o estado de emergência em Tóquio, já no próximo domingo, cerca de um mês antes do inicio dos Jogos Olímpicos no país.

Segundo a Reuters, o primeiro-ministro Yoshihide Suga exortou o público japonês a assistir aos Jogos Olímpicos na televisão, de modo a evitar a propagação do vírus, e sublinhou que é crucial evitar o aumento de casos de covid-19.

“É importante manter os Jogos Olímpicos de Tóqui seguros e protegidos, conter a propagação de infeções durante o período e prevenir a propagação do vírus após o evento”, disse Suga. “Gostaria de pedir a todos que apoiem os atletas em casa.”

Os meios de comunicação social locais dão conta de que o Governo só permitirá uma lotação de 10 mil espectadores nos estádios para assistir à competição, o que está de acordo com as recomendações dos especialistas.

Várias sondagens mostram que a maioria dos japoneses continua cautelosa quanto à possibilidade de os Jogos Olímpicos aumentarem o número de novas infeções, principalmente porque as taxas de vacinação ainda são baixas, comparativamente com outros países.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE