Toalhetes podem estar por trás de um surto que infetou mais de 200 pessoas na Noruega

Os toalhetes húmidos são o principal suspeito de um surto de uma doença invulgar que se está a espalhar pelos hospitais noruegueses. Já foram infetadas mais de 200 pessoas.

Segundo o IFL Science, pelo menos 239 pessoas em 33 hospitais em toda a Noruega adoeceram após terem sido infetadas com a bactéria Pseudomonas aeruginosa.

De acordo com o Instituto Norueguês de Saúde Pública (NIPH), o surto foi detetado em novembro de 2020, num hospital em Tromsø. Após vários meses, a estirpe da bactéria responsável pelo surto foi encontrada no interior de uma embalagem de toalhetes, fabricados pela empresa britânica Vernacare.

Suspeita-se de que os toalhetes sejam os responsáveis pelas infeções. Assim que a possível ligação se tornou conhecida, os panos humedecidos, que estavam a ser utilizados nos hospitais para dar banho a doentes críticos que estão demasiado doentes ou fracos para se lavarem, foram retirados de circulação.

“Os serviços de saúde têm estado envolvidos numa extensa investigação de surtos em que, entre outras coisas, o mapeamento dos doentes infetados e o exame dos produtos e equipamentos com os quais têm estado em contacto tem sido uma prioridade. Será agora importante encontrar a extensão da contaminação no produto suspeito”, disse Kirsten Gravningen, responsável do NIPH.

A P. aeruginosa é tipicamente inofensiva para pessoas saudáveis, mas pode causar infeções graves em doentes com sistemas imunitários enfraquecidos.

A bactéria pode ser encontrada em muitos ambientes naturais, como solo húmido e água, mas é frequentemente encontrada em hospitais e lares devido à sua capacidade de infetar doentes imunocomprometidos.

Curiosamente, estas bactérias têm a capacidade de decompor o petróleo bruto, o que significa que poderiam ser uma ferramenta útil contra os derrames de petróleo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.