Engraçada ou ofensiva? Conta do TikTok dos Jogos Paralímpicos divide internet

1

Bob Martin / OIS

O nadador paralímpico Daniel de Faria Dias.

Numa linha ténue entre humor e ofensa, a conta de TikTok dos Jogos Paralímpicos tem dividido opiniões pelo seu conteúdo arrojado. 

A conta do TikTok dos Jogos Paralímpicos tem dividido a internet. Está cheia de conteúdo cómico, mas arrojado. Para muitos utilizadores da rede social, a conta passa mesmo o limite do arrojado e chega a ser ofensivo para os atletas. Outros rebatem que não há limites para o humor e que tudo não passa de vídeos engraçados.

Um dos vídeos mais vistos é o de um ciclista paralímpico, que tem uma perna amputada e, como tal, pedala apenas com o membro esquerdo. A acompanhar o vídeo surge um áudio da música “Follow The Leader” dos Rumba Del Sol. Ouve-se repetidamente “Left, left, left…” — em português, “Esquerda, esquerda, esquerda…”.

Os comentários dividem-se entre risos e descrença. No entanto, não há que enganar; é a página oficial do TikTok dos Jogos Paralímpicos.

@paralympicsLEFT…LEFT…LEFT…♬ Follow The Leader – Rumba Del Sol

O restante conteúdo da conta assemelha-se bastante ao descrito. Tem por base um vídeo de um atleta paralímpico acompanhado por um áudio cómico. O conceito parece estar a resultar. A conta tem 3,3 milhões de seguidores e mais de 128 milhões de gostos.

A conta dos Jogos Olímpicos tem mais seguidores — 6,4 milhões — mas menos gostos — 113,4 milhões.

@paralympics YAH YEET YAH. #Yeet ♬ yee – Sweet Baby John

@paralympics CRANK THAT SOULJA BOY. #Paralympics ♬ original sound – Jay

O conteúdo da página oficial dos Jogos Olímpicos é completamente diferente do da conta dos Jogos Paralímpicos, deixando completamente de lado a parte cómica. Vários utilizadores das redes sociais chamaram a atenção para esta diferença.

De acordo com o Comité Paralímpico Internacional, citada pela BBC, o administrador da página é um “paralímpico que entende totalmente a deficiência” e que “criou um forte número de seguidores através de conteúdo inovador e exclusivo”.

O comité diz mesmo que o conteúdo não agradará a todos, mas o que o seu objetivo é “educar um público que pode estar menos ciente do desporto paralímpico e das conquistas” dos seus atletas.

“Acho que fazer estes vídeos e fazer com que as pessoas os vejam é basicamente fazer-nos notar e reconhecer que não há problema em ter uma deficiência e está tudo bem, normalize, sinta-se confortável com isso e ria-se com isso”, disse a atleta paralímpica de basquetebol em cadeira de rodas, Jess Whyte, à BBC.

@paralympics“Oh no, we’ve got to go THROUGH it!”

♬ origineel geluid – Robbe_is_cool

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.