Os tigres estão em risco e podem precisar de um “resgate genético”

(dr) Envato Elements

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um “resgate genético”. O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção.

Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, e caça ilegal são alguns dos problemas que põem em causa o futuro sustentável dos tigres, cujas populações mundiais estão em declínio e, com elas, também a sua diversidade genética, sugere um novo estudo.

Uma equipa de investigadores sequenciou 65 genomas de quatro subespécies de tigre para perceber o impacto destes problemas na sua diversidade genética. Os resultados mostram que existem fortes diferenças genéticas entre as diferentes subespécies, mas, surpreendentemente, estas surgiram há relativamente pouco tempo.

“O crescente domínio dos humanos em todo o mundo significa que a nossa compreensão de quais atributos de espécies e populações são mais adequados ao Antropocénico torna-se cada vez mais importante”, diz Elizabeth Hadly, professora de biologia ambiental da Universidade de Stanford, citada pelo portal Futurity.

O Antropocénico é um termo usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do planeta Terra.

Enquanto algumas populações estão bem adaptadas a um futuro dominado por humanos, outras nem tanto. Os resultados do estudo foram publicados na revista Molecular Biology and Evolution.

“A genómica de conservação está longe de ser uma ciência perfeita, mas este estudo feito com tigres sugere o poder da amostragem, adequada em toda a gama de espécies e do seu genoma”, acrescenta Hadly.

As subespécies de tigre começaram a exibir sinais de contrações significativas há cerca de 20 mil anos, altura que coincide com a transição da Idade do Gelo do Plistoceno e o aumento do domínio humano na Ásia, de onde a maioria das espécies são originárias.

Foram encontradas, por exemplo, adaptações genómicas a baixas temperaturas nos tigres-siberianos, que não se evidenciaram nas outras subespécies.

Apesar destas adaptações, tigres das populações estudadas têm baixa diversidade genética, sugerindo que se as populações continuarem a diminuir, o resgate genético pode precisar de ser considerado.

Uma forma pela qual o resgate genético pode ser necessário é através do acasalamento entre diferentes subespécies de tigre. Embora aumentar a diversidade genética seja um objetivo, outro pode ser selecionar as características que conferem maior sobrevivência num mundo em mudança, explica o Futurity.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …