Videojogo “The Sims 3” usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo “The Sims 3” para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas.

“The Sims” é uma série de videojogos de simulação de vida real, cuja primeira versão foi lançado em 2000 e que já vai na sua quarta edição. Uma equipa de investigadores recorreu ao videojogo para estudar como quem tem traços de personalidade psicopáticos interage com as restantes pessoas.

Os resultados do estudo, publicados na revista Evolutionary Psychological Science, sugerem os psicopatas veem a ausência de agressão como um indicador de fraqueza.



“Os meus colegas e eu estávamos interessados em seguir alguns trabalhos anteriores sobre a hipótese de psicopatia Cheater-Hawk”, disse a autora do estudo, Beth Visser, professora da Lakehead University.

Os defensores desta teoria argumentam que a psicopatia está relacionada com duas estratégias interpessoais potencialmente adaptativas: batota e agressão.

“Teorizamos que as pessoas com traços psicopáticos geralmente evitariam outros indivíduos agressivos, mas veriam pessoas ansiosas e gentis como sendo mais facilmente exploradas. Usando um videojogo Sims, poderíamos colocar as nossas hipóteses à prova sem magoar ninguém”, explicou Visser, citada pelo PsyPost.

Para o estudo, os 205 jovens participantes jogaram com quatro personagens previamente criadas: um ‘batoteiro’ (enganador, sorrateiro, charmoso), um ‘falcão’ (agressivo, rude, mesquinho), uma ‘pomba’ (submisso, nervoso, tímido) e um ‘cooperador’ (simpático, confiante, cooperativo).

Durante o seu tempo de jogo, os participantes puderam interagir com todas estas personagens. Além disso, completaram uma avaliação de traços psicopáticos.

Os investigadores descobriram que os participantes com pontuação mais alta na medida de traços psicopáticos tendiam a envolver-se em comportamentos mais negativos do tipo ‘falcão’, como insultar outras personagens e dar início a brigas. Paralelamente, tendiam a ter comportamentos mais negativos em relação às personagens ‘batoteiros’ e ‘pombas’.

No entanto, os participantes com altos traços psicopáticos não mostraram os comportamentos charmosos e enganosos previstos pela hipótese Cheater-Hawk.

“Uma limitação deste estudo, e uma possível explicação para a falta de comportamentos de batoteiro, foi a falta de qualquer incentivo para o fazer”, disseram os autores. “Novos estudos podem incorporar um jogo ou prémio que pode gerar táticas de batota”.

Visser realça ainda que os comportamentos demonstrados no videojogo não se transpõem obrigatoriamente para a vida real.

“Gosto de dizer às pessoas que, se você for alvo de uma pessoa exploradora, manipuladora e insensível, a culpa não é sua. Não tente mudar as suas boas qualidades, mas, em vez disso, tenha cuidado com aqueles que parecem esforçar-se demasiado para o encantar, manipular, enganar ou assustar”, disse Visser.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …