Videojogo “The Sims 3” usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo “The Sims 3” para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas.

“The Sims” é uma série de videojogos de simulação de vida real, cuja primeira versão foi lançado em 2000 e que já vai na sua quarta edição. Uma equipa de investigadores recorreu ao videojogo para estudar como quem tem traços de personalidade psicopáticos interage com as restantes pessoas.

Os resultados do estudo, publicados na revista Evolutionary Psychological Science, sugerem os psicopatas veem a ausência de agressão como um indicador de fraqueza.



“Os meus colegas e eu estávamos interessados em seguir alguns trabalhos anteriores sobre a hipótese de psicopatia Cheater-Hawk”, disse a autora do estudo, Beth Visser, professora da Lakehead University.

Os defensores desta teoria argumentam que a psicopatia está relacionada com duas estratégias interpessoais potencialmente adaptativas: batota e agressão.

“Teorizamos que as pessoas com traços psicopáticos geralmente evitariam outros indivíduos agressivos, mas veriam pessoas ansiosas e gentis como sendo mais facilmente exploradas. Usando um videojogo Sims, poderíamos colocar as nossas hipóteses à prova sem magoar ninguém”, explicou Visser, citada pelo PsyPost.

Para o estudo, os 205 jovens participantes jogaram com quatro personagens previamente criadas: um ‘batoteiro’ (enganador, sorrateiro, charmoso), um ‘falcão’ (agressivo, rude, mesquinho), uma ‘pomba’ (submisso, nervoso, tímido) e um ‘cooperador’ (simpático, confiante, cooperativo).

Durante o seu tempo de jogo, os participantes puderam interagir com todas estas personagens. Além disso, completaram uma avaliação de traços psicopáticos.

Os investigadores descobriram que os participantes com pontuação mais alta na medida de traços psicopáticos tendiam a envolver-se em comportamentos mais negativos do tipo ‘falcão’, como insultar outras personagens e dar início a brigas. Paralelamente, tendiam a ter comportamentos mais negativos em relação às personagens ‘batoteiros’ e ‘pombas’.

No entanto, os participantes com altos traços psicopáticos não mostraram os comportamentos charmosos e enganosos previstos pela hipótese Cheater-Hawk.

“Uma limitação deste estudo, e uma possível explicação para a falta de comportamentos de batoteiro, foi a falta de qualquer incentivo para o fazer”, disseram os autores. “Novos estudos podem incorporar um jogo ou prémio que pode gerar táticas de batota”.

Visser realça ainda que os comportamentos demonstrados no videojogo não se transpõem obrigatoriamente para a vida real.

“Gosto de dizer às pessoas que, se você for alvo de uma pessoa exploradora, manipuladora e insensível, a culpa não é sua. Não tente mudar as suas boas qualidades, mas, em vez disso, tenha cuidado com aqueles que parecem esforçar-se demasiado para o encantar, manipular, enganar ou assustar”, disse Visser.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …