O livro de literatura inglesa mais antigo do mundo está disponível online

O The Exeter Book (O Livro de Exeter) é um dos quatro livros manuscritos que preservam quase toda a literatura inglesa. Agora, está disponível online e qualquer pessoa pode consultá-lo.

Especialistas do Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade de Exeter e da Catedral de Exeter criaram um site que apresenta, pela primeira vez, imagens de alta resolução de cada uma das 130 páginas do The Exeter Book.

Além de ser uma poderosa ferramenta para investigadores, professores e estudantes de literatura inglesa, este website proporciona a qualquer pessoa a oportunidade de, em grande plano, ver uma das mais raras e notáveis relíquias do passado medieval.

“Dos nossos muitos tesouros históricos, o The Exeter Book tem sido a joia da coroa da Catedral de Exeter durante quase 1.000 anos. É uma peça de importância vital para todo o mundo anglófono”, explicou Ann Barwood, bibliotecária da Catedral e investigadora da universidade britânica, citada pela Fine Books Magazine.

“Cuidar do mais antigo livro sobrevivente da literatura inglesa é, evidentemente, uma enorme responsabilidade. O desafio da Catedral tem sido sempre mantê-lo seguro, ao mesmo tempo que se encontram formas de o partilhar com o mundo”, acrescentou.

A obra contém uns rabiscos – ilustrações de ponto seco encontradas nas margens do livro – que são quase invisíveis a olho nu.

As fotografias digitais de alta resolução permitem observar estes “desenhos” em detalhe, pela primeira vez. A análise permitiu aos peritos da Universidade de Exeter confirmar que foram feitos logo após a sua produção.

O estilo dos rabiscos, assim como algumas pistas, mostram que são anglo-saxónicos.

“Sabemos agora que as imagens fazem parte da história anglo-saxónica do The Exeter Book. Podem até apontar para a sua pré-história, porque podem já ter estado presentes no pergaminho quando este foi levado para ser transformado numa coleção de poesia. São um lembrete de que as histórias dos anglo-saxões não foram apenas escritas, foram faladas, executadas e observadas“, salientou James Clark, da Universidade de Exeter.

The Exeter Book

“Estas imagens de ponta seca – feitas com um bico de caneta ou ponta de madeira fina, mas sem tinta – tornaram-se como uma gravura. Só são visíveis sob uma luz muito brilhante, e as imagens de alta resolução mostram-nas claramente pela primeira vez“, salientou.

“O The Exeter Book chegou a Exeter há 1.000 anos e não saiu da cidade desde então. Os desenhos sugerem que, antes dessa altura, o livro tinha uma vida muito mais ativa, talvez passada de leitor para leitor”, acrescentou Clark.

“Alguns podem ter acrescentado os desenhos. É percetível como algumas das figuras são desenhadas mais formalmente do que outras.”

O The Exeter Book é um dos quatro livros manuscritos que, juntos, preservam quase toda a literatura inglesa para sobreviver desde a época dos anglo-saxões. Como grupo, formam as “pedras anglo-saxónicas” da história cultural inglesa.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …