A Tesla guarda um segredo: o lucro não se deveu apenas à venda de automóveis novos

Uma análise ao relatório e contas da Tesla revelou que o negócio de venda de créditos de emissões de CO2 para outros fabricantes é uma fonte substancial de receitas da empresa.

Nos Estados Unidos, 11 estados exigem uma determinada percentagem de veículos elétricos vendidos ou a compra de créditos a outros fabricantes. Estas normas de emissões poluentes cada vez mais apertadas fazem com que a Tesla seja muito frutífera na venda de créditos.

De acordo com a CNN, a empresa de Elon Musk consegue fornecer a outros fabricantes créditos suficientes para que possam evitar multas por incumprimento nas suas metas de emissões poluentes, uma vez que só tem veículos elétricos na sua frota.

Este sistema deu à empresa 3.3 mil milhões de dólares ao longo dos últimos cinco anos. Os dados do relatório e contas revelam ainda que 1.58 mil milhões de dólares foram obtidos em 2020, muito acima dos 594 milhões de dólares obtidos em 2019).

Estes números são a prova da importância do mercado de venda de créditos de emissões de CO2 em termos financeiros. Citado pela CNN, Gordon Johnson, da GLJ Research, diz que a marca “perde dinheiro a vender carros” e que “faz dinheiro a vender créditos“.

Johnson afirma ainda que os “créditos estão a acabar“. As marcas automóveis dispõem de uma quantidade limitada de créditos, que derivam do facto de venderem carros com muito baixas emissões, pelo que este será um mercado em vias de extinção a médio prazo.

Além disso, são cada vez mais os outros construtores a disporem de elétricos nas suas gamas. Esta circunstância fará com que muitos fabricantes deixem de apostar na aquisição de créditos a outros grupos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

      • Ou não…
        “Citado pela CNN, Gordon Johnson, da GLJ Research, diz que a marca “perde dinheiro a vender carros” e que “faz dinheiro a vender créditos“”

    • Andas mesmo muito distraído. A indústria automóvel está em pânico por causa da Tesla. Ah… tu percebes é de barcos.
      Vê a evolução das vendas por marca nos últimos 20 anos e perceberás o que se está a passar a nível mundial no setor automóvel.

      • Sim, sim iluminado… tu, coitado, nem ler sabes:
        “Citado pela CNN, Gordon Johnson, da GLJ Research, diz que a marca “perde dinheiro a vender carros” e que “faz dinheiro a vender créditos“”

  1. Elon Musk é um génio, a extraordinária combinação de empresário e cientista. Se o modelo de negócio da Tesla está em vias de extinção próxima, isso só pode acontecer porque a electrificação auto se tornou uma prioridade para os outros fabricantes e poluidores. Musk é um visionário adiantado anos e anos em relação aos gestores contratados do seu tempo, ele é o dono do negócio e pode e tem liberdade para pensar em projectos futuros, a Tesla foi apenas o início, a sua base de uma pessoa que não dá mais importância ao dinheiro que a utilidade como ferramenta, não é um objectivo. O mundo de Musk é a AI, as novas fontes de energia, a robótica e espaço, a AI prática, útil e funcional, independente do financiamento e vigilância de burocratas estatais.

  2. Enquanto o mundo andar a fingir que trata do assunto mais que urgente do aquecimento global com a hipocrisia dos créditos de CO2, que nada resolve, porque os excessos continuam, os pagamentos não eliminam o mal, isto não vai melhorar.
    Eu só gostaria de saber o que raio pensam os empresários e responsáveis de grupos económicos que trocam o futuro dos próprios filhos e netos por umas notas a mais no banco.
    Eles viveram, os filhos e netos que se lixem…
    Não é salvar o planeta, é salvar a raça humana, sim, porque o planeta dá uma risadinha desta espécie estúpida e daqui a 1 milhão de anos, está bonito e novamente saudável, enquanto nós humanos…

  3. É como aquelas empresas de partilha de bicicletas (eléctricas ou normais), que recebem por kilometro de viagem das bicicletas com base na estimativa das emissões de CO2 que foram evitadas… O negócio da Tesla é especulação, quando a maioria do parque automóvel for eléctrico e acabarem com os créditos de emissões de CO2, a Tesla implode… Depois volta tudo a ser como dantes.

RESPONDER

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …

Profissionais de saúde já podem deixar o SNS. Limitação terminou com o estado de emergência

Durante a pandemia, foi criada uma limitação às transferências entre unidades e saídas para o privado, que terminou com o fim do estado de emergência. O fim do estado de emergência implica o término da limitação …

Sporting e FC Porto na luta por seis títulos

Final da Liga Europeia de hóquei em patins foi o exemplo mais recente. Mas já aconteceram outros casos; e outros surgirão ainda nesta temporada. Quando, em julho de 2020, FC Porto e Sporting protagonizaram o jogo …