A Tesla guarda um segredo: o lucro não se deveu apenas à venda de automóveis novos

Uma análise ao relatório e contas da Tesla revelou que o negócio de venda de créditos de emissões de CO2 para outros fabricantes é uma fonte substancial de receitas da empresa.

Nos Estados Unidos, 11 estados exigem uma determinada percentagem de veículos elétricos vendidos ou a compra de créditos a outros fabricantes. Estas normas de emissões poluentes cada vez mais apertadas fazem com que a Tesla seja muito frutífera na venda de créditos.

De acordo com a CNN, a empresa de Elon Musk consegue fornecer a outros fabricantes créditos suficientes para que possam evitar multas por incumprimento nas suas metas de emissões poluentes, uma vez que só tem veículos elétricos na sua frota.

Este sistema deu à empresa 3.3 mil milhões de dólares ao longo dos últimos cinco anos. Os dados do relatório e contas revelam ainda que 1.58 mil milhões de dólares foram obtidos em 2020, muito acima dos 594 milhões de dólares obtidos em 2019).

Estes números são a prova da importância do mercado de venda de créditos de emissões de CO2 em termos financeiros. Citado pela CNN, Gordon Johnson, da GLJ Research, diz que a marca “perde dinheiro a vender carros” e que “faz dinheiro a vender créditos“.

Johnson afirma ainda que os “créditos estão a acabar“. As marcas automóveis dispõem de uma quantidade limitada de créditos, que derivam do facto de venderem carros com muito baixas emissões, pelo que este será um mercado em vias de extinção a médio prazo.

Além disso, são cada vez mais os outros construtores a disporem de elétricos nas suas gamas. Esta circunstância fará com que muitos fabricantes deixem de apostar na aquisição de créditos a outros grupos.

  ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

      • Ou não…
        “Citado pela CNN, Gordon Johnson, da GLJ Research, diz que a marca “perde dinheiro a vender carros” e que “faz dinheiro a vender créditos“”

    • Andas mesmo muito distraído. A indústria automóvel está em pânico por causa da Tesla. Ah… tu percebes é de barcos.
      Vê a evolução das vendas por marca nos últimos 20 anos e perceberás o que se está a passar a nível mundial no setor automóvel.

      • Sim, sim iluminado… tu, coitado, nem ler sabes:
        “Citado pela CNN, Gordon Johnson, da GLJ Research, diz que a marca “perde dinheiro a vender carros” e que “faz dinheiro a vender créditos“”

  1. Elon Musk é um génio, a extraordinária combinação de empresário e cientista. Se o modelo de negócio da Tesla está em vias de extinção próxima, isso só pode acontecer porque a electrificação auto se tornou uma prioridade para os outros fabricantes e poluidores. Musk é um visionário adiantado anos e anos em relação aos gestores contratados do seu tempo, ele é o dono do negócio e pode e tem liberdade para pensar em projectos futuros, a Tesla foi apenas o início, a sua base de uma pessoa que não dá mais importância ao dinheiro que a utilidade como ferramenta, não é um objectivo. O mundo de Musk é a AI, as novas fontes de energia, a robótica e espaço, a AI prática, útil e funcional, independente do financiamento e vigilância de burocratas estatais.

  2. Enquanto o mundo andar a fingir que trata do assunto mais que urgente do aquecimento global com a hipocrisia dos créditos de CO2, que nada resolve, porque os excessos continuam, os pagamentos não eliminam o mal, isto não vai melhorar.
    Eu só gostaria de saber o que raio pensam os empresários e responsáveis de grupos económicos que trocam o futuro dos próprios filhos e netos por umas notas a mais no banco.
    Eles viveram, os filhos e netos que se lixem…
    Não é salvar o planeta, é salvar a raça humana, sim, porque o planeta dá uma risadinha desta espécie estúpida e daqui a 1 milhão de anos, está bonito e novamente saudável, enquanto nós humanos…

  3. É como aquelas empresas de partilha de bicicletas (eléctricas ou normais), que recebem por kilometro de viagem das bicicletas com base na estimativa das emissões de CO2 que foram evitadas… O negócio da Tesla é especulação, quando a maioria do parque automóvel for eléctrico e acabarem com os créditos de emissões de CO2, a Tesla implode… Depois volta tudo a ser como dantes.

RESPONDER

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …

Portugal regista mais cinco mortes e 313 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais cinco mortes e 313 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 313 novos …

Quase 23 milhões de afegãos vão sofrer insegurança alimentar aguda no inverno

O Programa Alimentar Mundial da ONU alerta para a crise no Afeganistão, afirmando que o país está "entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior". Cerca de 22,8 milhões de afegãos, mais de metade …