A Tesla guarda um segredo: o lucro não se deveu apenas à venda de automóveis novos

Uma análise ao relatório e contas da Tesla revelou que o negócio de venda de créditos de emissões de CO2 para outros fabricantes é uma fonte substancial de receitas da empresa.

Nos Estados Unidos, 11 estados exigem uma determinada percentagem de veículos elétricos vendidos ou a compra de créditos a outros fabricantes. Estas normas de emissões poluentes cada vez mais apertadas fazem com que a Tesla seja muito frutífera na venda de créditos.

De acordo com a CNN, a empresa de Elon Musk consegue fornecer a outros fabricantes créditos suficientes para que possam evitar multas por incumprimento nas suas metas de emissões poluentes, uma vez que só tem veículos elétricos na sua frota.

Este sistema deu à empresa 3.3 mil milhões de dólares ao longo dos últimos cinco anos. Os dados do relatório e contas revelam ainda que 1.58 mil milhões de dólares foram obtidos em 2020, muito acima dos 594 milhões de dólares obtidos em 2019).

Estes números são a prova da importância do mercado de venda de créditos de emissões de CO2 em termos financeiros. Citado pela CNN, Gordon Johnson, da GLJ Research, diz que a marca “perde dinheiro a vender carros” e que “faz dinheiro a vender créditos“.

Johnson afirma ainda que os “créditos estão a acabar“. As marcas automóveis dispõem de uma quantidade limitada de créditos, que derivam do facto de venderem carros com muito baixas emissões, pelo que este será um mercado em vias de extinção a médio prazo.

Além disso, são cada vez mais os outros construtores a disporem de elétricos nas suas gamas. Esta circunstância fará com que muitos fabricantes deixem de apostar na aquisição de créditos a outros grupos.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

      • Ou não…
        “Citado pela CNN, Gordon Johnson, da GLJ Research, diz que a marca “perde dinheiro a vender carros” e que “faz dinheiro a vender créditos“”

    • Andas mesmo muito distraído. A indústria automóvel está em pânico por causa da Tesla. Ah… tu percebes é de barcos.
      Vê a evolução das vendas por marca nos últimos 20 anos e perceberás o que se está a passar a nível mundial no setor automóvel.

      • Sim, sim iluminado… tu, coitado, nem ler sabes:
        “Citado pela CNN, Gordon Johnson, da GLJ Research, diz que a marca “perde dinheiro a vender carros” e que “faz dinheiro a vender créditos“”

  1. Elon Musk é um génio, a extraordinária combinação de empresário e cientista. Se o modelo de negócio da Tesla está em vias de extinção próxima, isso só pode acontecer porque a electrificação auto se tornou uma prioridade para os outros fabricantes e poluidores. Musk é um visionário adiantado anos e anos em relação aos gestores contratados do seu tempo, ele é o dono do negócio e pode e tem liberdade para pensar em projectos futuros, a Tesla foi apenas o início, a sua base de uma pessoa que não dá mais importância ao dinheiro que a utilidade como ferramenta, não é um objectivo. O mundo de Musk é a AI, as novas fontes de energia, a robótica e espaço, a AI prática, útil e funcional, independente do financiamento e vigilância de burocratas estatais.

  2. Enquanto o mundo andar a fingir que trata do assunto mais que urgente do aquecimento global com a hipocrisia dos créditos de CO2, que nada resolve, porque os excessos continuam, os pagamentos não eliminam o mal, isto não vai melhorar.
    Eu só gostaria de saber o que raio pensam os empresários e responsáveis de grupos económicos que trocam o futuro dos próprios filhos e netos por umas notas a mais no banco.
    Eles viveram, os filhos e netos que se lixem…
    Não é salvar o planeta, é salvar a raça humana, sim, porque o planeta dá uma risadinha desta espécie estúpida e daqui a 1 milhão de anos, está bonito e novamente saudável, enquanto nós humanos…

  3. É como aquelas empresas de partilha de bicicletas (eléctricas ou normais), que recebem por kilometro de viagem das bicicletas com base na estimativa das emissões de CO2 que foram evitadas… O negócio da Tesla é especulação, quando a maioria do parque automóvel for eléctrico e acabarem com os créditos de emissões de CO2, a Tesla implode… Depois volta tudo a ser como dantes.

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …