O fabricante norte-americano de veículos elétricos Tesla anunciou esta quinta-feira a maior redução de preços de sempre para o seu Model 3 na China. Isto é parte de uma guerra de preços feroz entre as principais marcas no país.
A partir desta quinta-feira, a Tesla está a oferecer um subsídio de seguro equivalente a cerca de 1.100 dólares (1.060 euros) e um plano de pagamento de cinco anos sem juros, na China.
Esta é a primeira vez que os dois incentivos são combinados.
O preço inicial do Model 3 de tração traseira será assim reduzido na China para cerca de 31.200 dólares (30.000 euros).
Os compradores beneficiarão de programas especiais de carregamento para os veículos e serão elegíveis para outros subsídios públicos e ofertas da Tesla no valor de até 8.000 dólares (7.700 euros).
Guerra de preços feroz
Nos últimos dias, outras marcas, como a Xpeng, a Nio e a IM Motors (três marcas chinesas), anunciaram igualmente planos de pagamento sem juros, reduções no pagamento da entrada ou reduções de preços em alguns dos seus modelos.
No entanto, de acordo com fontes do setor citadas pelo portal de notícias Yicai, as vendas das principais marcas em vários concessionários caíram mais de 40% em janeiro, em termos homólogos.
O secretário-geral da associação de empregadores CPCA, Cui Dongshu, previu que a guerra de preços entre os fabricantes de automóveis na China continuará ao longo deste ano, num contexto de concorrência “extremamente feroz”.
Ainda assim, o dirigente também sublinhou que as vendas poderão aumentar graças ao “plano de renovação” multimilionário promovido pelo Governo, que prevê a atribuição de subsídios na troca de artigos velhos por novos.
Megafábrica de baterias em Xangai
Esta quarta-feira, a Tesla anunciou que vai ter uma megafábrica de baterias de armazenamento de energia em Xangai, que começará já a funcionar oficialmente já na próxima semana.
A megafactory no leste da China é a primeira do género a ser construída, pela empresa de Elon Musk, fora dos EUA. “Prevê-se que a produção em massa nas instalações de Xangai tenha início no primeiro trimestre de 2025”, afirmou a Tesla, citada pelo China Daily.
Esta megafábrica foi construída com uma capacidade de produção anual inicial de 10.000 unidades – equivalente a cerca de 40 gigawatts-hora de armazenamento de energia, segundo a empresa.
ZAP // Lusa