Sabemos que havia problema nas peças, mas a culpa é de quem conduz. Novas revelações sobre a Tesla

(dr) Tesla

Tesla Model 3

Entre rodas que saltam ou suspensões que avariam em carros novos: dezenas de milhares de queixas. Mas os condutores é que “abusaram”.

A qualidade da construção da Tesla volta a ser equacionada. Desta vez, mais do que a qualidade da construção, também é posta em causa a credibilidade da empresa e a confiança na mesma.

Ao longo dos últimos 7 anos já se acumularam dezenas de milhares de queixas de clientes. Algumas com falhas graves como rodas que saltam dos carros, suspensões que avariam em carros novos, ou direcção que foge do controlo do condutor numa velocidade baixa.

A agência Reuters investigou o assunto, entre registos e entrevistas a clientes ou antigos gestores e técnicos da Tesla.

A conclusão principal é também a mais preocupante: a empresa tem tentado fugir às suas responsabilidades enquanto fabricante dos carros.

Ou seja, a Tesla tem dito aos condutores que a culpa foi deles, que eles é que “abusaram”, que tiveram uma condução agressiva. Ou porque tinham batido num passeio, por exemplo.

Aliás, está escrito nos contratos que se houver “abuso” ou “má utilização” do carro por parte do proprietário, a Tesla pode recusar pedidos de reparação.

Mas, segundo esta investigação, a empresa já sabia que as peças avariadas tinham defeito quando o carro foi vendido.

A Tesla sabia – há muito tempo – que havia peças com problemas a serem comercializadas; mas há um aparente padrão de ignorar preocupações sobre segurança e de atirar a culpa para quem conduz.

Muitas vezes, as avarias até decorrem em peças baratas para a Tesla; e invisíveis para a maioria dos condutores, como em ligações de suspensão ou semi-eixos. Também se têm multiplicado avarias na direcção ou nas rodas.

Tal como acontece na SpaceX – que também é de Elon Musk – na Tesla haverá uma cultura de apressar projectos, mesmo que sejam perigosos e mesmo que se ignorem questões de segurança.

E nunca há comunicação ao cliente – refira-se que a Tesla vende os carros directamente aos clientes. Não há concessionários. E gere a maioria das oficinas.

Também não houve comunicação pública de muitas queixas sobre acidentes. Nem pela comunicação social, até agora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.