/

“Tesla chinesa” revela desportivo elétrico que pode andar em três rodas e sair do chão

4

BYD

Yangwang U9

A BYD apresentou o seu mais audacioso projeto: o U9, um superdesportivo elétrico de quatro motores e suspensão ativa capaz de tirá-lo do chão.

Este modelo será fabricado sob o nome Yangwang, a divisão de luxo da fabricante chinesa.

O novo Yangwang U9 já tinha sido anunciado no início do ano, mas faltavam alguns detalhes sobre a sua performance e capacidades tecnológicas. Previsto para ser exposto ao público no Salão do Automóvel de Xangai, o elétrico ganhou um vídeo promocional revelado pela BYD em que mostra um pouco do que é capaz.

No vídeo, o Yangwang U9 chega calmamente ao palco mostrando os movimentos gerados pela suspensão DiSus-X, considerada uma das mais avançadas do mercado atualmente. Segundo a BYD, esta tecnologia adapta-se aos diferentes tipos de solo de forma automática e pode ser ajustada conforme a vontade do condutor.

A BYD explica que a suspensão DiSus-X tem outros três níveis diferentes, porém não disse se serão opcionais ou se já estarão ativos no Yangwang U9, que será feito sobre a plataforma e4, a mais moderna do grupo e que dará vida a outros modelos dentro dessa marca. Estes detalhes devem ser revelados durante o Salão de Xangai, que acontece na próxima semana.

A suspensão DiSus-X é a mais avançada do grupo BYD e equipará o desportivo Yangwang U9. Segundo a fabricante, tem a capacidade de controlar os quatro amortecedores do veículo de maneira independente, possibilitando, por exemplo, que o carro ande sobre três rodas e até salte quando estiver parado.

O uso prático disso, claro, ainda será explicado pela empresa.

O Yangwang U9 será equipado com quatro motores elétricos, capazes de fazer com que vá dos 0 a 100 km/h em apenas dois segundos. A empresa ainda vai revelar os números de potência, torque e autonomia.

A BYD é líder do mercado chinês, mas é virtualmente desconhecida no Ocidente. Atualmente é vista como a principal rival da Tesla para um futuro próximo.

ZAP // Canaltech

4 Comments

  1. Não percebi qual a dúvida sobre o uso prático de poder andar em três rodas. Quanto ao poder saltar isso pode não ter uso prático mas fará certamente sucesso no mercado americano, onde modificam os carros para poder fazê-lo e andarem a exibir-se.

  2. Andar em três rodas, sendo bem feito (não sei como será possível equilibrar o carro em curva), é super útil e é a solução para os furos. Furou um pneu durante a viagem? Não tem problema. O carro pode ‘recolher’ a roda com o furo e continuar viagem com apenas as que restam operacionais.

    Aguardo agora o golpe de génio da ironia: Por favor alguma empresa Europeia ou americana, copie o sistema e venda-o mais barato.

  3. A ideia de andar em 3 rodas, saltar, etc será evitar buracos e manter a viagem confortável, como a solução topo de gama da BMW?

  4. Esse carro é uma bomba, mandem-no já para o kremlin russo, pode ser que assim os chineses consigam já a paz.

    Se a ieia é começar a rebentar a industria automovel europeia, o video promete sim senhor.

    A proposito, será verdade que já está pré.aprovada uma mega fábrica chinesa de baterias electricas em Sines?

    Entretanto…

    Entretanto continuem a assobiar para o lado e a comprar alegremente( “é balato nu chinê”) em lojas chinesas, financiando o seu armamento crescente… depois queixem-se!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.