A Terra vai atingir a sua velocidade mínima esta sexta-feira

A Terra vai atravessar esta sexta-feira, dia 5 de julho, o seu ponto mais distante do Sol na sua órbita de 2019, um marco astronómico conhecido como afélio.

Na prática, o nosso planeta estará mais distante do Sol do que em outro qualquer dia do ano de 2019. O afélio, palavra de origem grega que significa “longe do Sol”, ocorre todos os anos entre o dia 2 e 7 de julho.

O exato momento em que a Terra estará mais afastada do Sol será no dia 4 de julho às 22h11 GMT – ou seja, às 23h11 de Lisboa – quando o nosso planeta e o seu astro se encontrarão a 152.104.285 quilómetros de distância.

Tal como recorda a Europa Press, e de acordo com a segunda lei de Kepler, esta distância também se traduz numa menor velocidade orbital de translação, cerca de 103.536 quilómetros por hora, mais de 7.000 quilómetros por hora mais lenta do que no periélio, registado em 3 de janeiro.

Este fenómeno ocorre porque a Terra, na sua órbita em torno do Sol, não executa uma trajetória circular perfeita, mas antes elíptica. O contraponto deste acontecimento, isto é, o afastamento mais pequeno ao Sol, é o periélio e ocorreu a 4 de janeiro deste ano. A diferença deste ponto para o afélio é de 5 milhões de quilómetros.

Kepler, um astrónomo e matemático alemão do século XVII, percebeu que a linha que conecta os planetas e o Sol cobre a mesma área no mesmo período de tempo. Ou seja, quando os planetas estão próximos do Sol na sua órbita, estes movem-se mais rápido do que quando estão mais distantes. Assim, a velocidade orbital de um planeta será menor a uma distância maior do Sol, e em distâncias mais curtas a velocidade orbital será maior.

Contudo, importa frisar, as alterações na velocidade da Terra na sua órbita em torno do Sol não são relacionadas com as variações de temperatura e clima das estações do ano. As estações devem-se antes à inclinação eixo de rotação da Terra em relação ao plano da órbita que faz à volta do Sol.

ZAP //

PARTILHAR

56 COMENTÁRIOS

  1. Ser até são relacionadas, mas o impacto que têm no clima, por causa do eixo, é mínimo. Se por acaso a terra tivesse o eixo ao contrário, ou seja, de maneira a que incidissem mais “de chapa” os raios solares no hemisfério norte do planeta, quando estivesse no periélio, teríamos um pólo norte estilo Caraíbas e um pólo sul, australia, nz, etc congelados o ano todo, provavelmente… Por isso tem influência, mas equilibra o clima no planeta com a inclinação do eixo.

    • Acho que há aí uma confusão na sua cabeça. Numa metade do ano o sol bate mais de “chapa” no hemisfério norte (aprox 21 de Março a 20 de Setembro), e na outra metade do ano, é no hemisfério sul.
      Se o eixo estivesse ao contrário, só ia trocar as estações, passava a ser verão quando agora é inverno e vice versa.
      A inclinação do eixo não roda com o movimento da terra em volta do sol.

      • Caro MR, provavelmente expliquei-me mal.
        Sabendo que a proximidade máxima ao sol coincide com o nosso inverno, (hemisfério norte onde o sol não está a bater de chapa), o que faria se ao inclinarmos o eixo, além de ficarmos com o verão em janeiro, também estaríamos mais perto do sol, o que se traduziria num aumento de temperatura relativamente ao verão que já temos (onde estamos) visto que a massa de terra é muito superior no hemisfério norte do planeta, e, consequentemente, a absorção de energia (que se traduz, num aumento de temperatura). Continuo a achar que a distância teria influência, nestas condições. Agora, (nas condições atuais), como é verão no hemisfério sul do planeta quando este se encontra mais perto do sol, a maior parte da energia é refletida, visto haver mais água que terra, por isso equilibra uma coisa com a outra. Esta é a ideia que tenho, mas sou suspeito de estar completamente errado, no entanto, é o que me parece.

        • Ahh, eu não tinha percebido esse ponto e vista.
          Apesar da distância ao sol não ser o principal factor (senão de dia seria mais quente no cimo das montanhas), mas eu também acho que estando mais perto do sol, se todas as outras condições se mantivessem, o verão provavelmente seria mais quente.

  2. ZAP: No terceiro parágrafo foi confundido transladação com translação. O Movimento da Terra em torno no Sol é a translação.

  3. Na verdade eu queria que esse planeta explodisse para acabar com a vida de sofrimento sobre a terra e destruição total dos governantes mundiais

      • Destruir Um Ser Maravilhoso como A Mãe Terra ,Só Seres SEM AMOR PENSA ASSIM,tudo iria ao Lugar mais Rápido se cada um visse o Outro Com Amor,,,Veja Uma Mudança em Toda A HUMANIDADE incluindo Você com Amor,,,porque é o caminho que está A Ser com A Mãe Terra e todos irão Ver a Mudança porque Existe uma Nova Consciência de AMOR GRATIDÃO em TODOS,,,,,,Veja a Paz,vai Ajudar Você a mudar Também,,,GRATA

    • Muito lindo esta postagem, além de ensinar as pessoas como o planeta funciona em sua eterna caída sobre o Sol,ainda nos mostra uma lição de humildade,… o quanto somos pequenos em relação a Terra, ao Sol e a todo o Universo

  4. Boa tarde meus caros irmaos. Ultimamente descobri que a terra e plana. Mas por favor, devemos respeitar as colocaçoes de todos, nao vamos chingar uns aos outros por isto. Afinal quem ganha dinheiro e a nasa e nao nos. Abraços!

    • Caro Marcio, então descobriu que a terra é plana. Só não disse se tem forma quadrangular ou circular. De qualquer modo, tenha cuidado, não se chegue muito para a borda. Pode cair para fora dela. Mas se isso acontecer, o Márcio saberá aonde vai parar?
      Quanto à NASA, eu pensava que tinha sido criada há cerca de 60 anos, mas pelos vistos é bem mais antiga. Seria Galileu que a fundou?

        • Pois é cara, eu é que tenho de pesquisar?
          E quem diz que estou a julgar? A não ser que para si esse verbo não tenha o mesmo significado que tem em Portugal. Porque se tem, então quem parece estar a julgar é o pois, pois.

          E já que a Terra é plana, veja lá se tem os pés bem assentes nela.

  5. Sérgio O. Sá
    Falando muito bonito em um mundo de muitos errados! Olhai a ti mesmo e depois se apedreja os outros, obrigado, de nada!

  6. E uma questão de perspectiva, se estou no solo ela é plana, considerando a curvatura distribuída pela circunferência, meus movimentos tornam-se retilíneos ao horizonte, e nos mostra o espaço circular. Mais se a perspectiva é do espaço para a terra, ela é circular e o espaço plano, pois não há referência de posições e geometrias para a comparação.

      • Não percebo porque criticou o Cristiano, quando ele está completamente certo.
        Dependendo da perspectiva, podemos fazer aproximações. Não faz sentido sentido por exemplo numa distância de 1km dizer que tem mais 0,000 não sei quantos milímetros por causa da curvatura da terra.

      • Olá, eu estudo, sou projetista, ângulos, perspectivas, cenários, fórmulas, e leis da natureza fazem parte da minha profissão, vivo numa constante luta para dominar as forças existentes. Já não entendo porque estudar geografia, mais partindo de quem acredita que a terra é plana, deve haver algum motivo para isso. Mais vamos lá, já estive em outro continente, viajei por horas, e não vi nenhuma redoma ou abismo que indique o final do horizonte, pelo contrário, na certa mais alguns quilômetros, eu voltaria para o ponto de partida, dou uma dica, não se apegue em vídeos ou comentários, estude física, o números não mentem, e se suas teorias forem provadas em fórmulas, eu retiro minhas postagens.

        • Veja bem, eu ainda estou estudando, mas é muito pouco. Apenas 2 anos e meio de Geofísica. E lhe asseguro que está equivocado sobre ver redoma ou final da Terra. Só seria possível ver um final (se é que à) se adentrasse a Antártida, que é a borda. Mas para isso não acontecer, criaram o Tratado da Antártida em 1959 e que é válido até hoje, inclusive com países em pé de guerra, mas que estão de mão dadas nesse Tratado. Estamos em 2019 e é incrível que ainda acreditem nessas baboseiras de terra globo. Comecem a acreditar no que seus olhos vêem. Um avião para pousar tem que estar 100% alinhado com a pista de pouso. Se a Terra estivesse girando à 1600 km/h seria impossível. Todos os planetas (no sistema globo) são esferas perfeitas, mas a Terra é um Geoide, por quê? Acreditam mesmo que a água (70% do planeta) é quem modela a Terra para uma esfera? Acordem!!!!

  7. “Na prática, o nosso planeta estará mais distante do Sol do que em outro qualquer dia do ano de 2019”

    Se o movimento é elíptico, então ela não estará mais distante em qualquer dia!

    “Este” e “Esse” tem o mesmo emprego no Brasil e em Portugal.

    Nas ruas, no dia a dia, as pessoas “tem preguiça” de usar “Este” no Brasil, e usam “Esse” para tudo.

  8. Pois, pois…,

    Para saber que a terra não é plana basta estudar matemática do ensino básico!

    Nós não precisamos provar a tua falta de estudo básico.

    • Ricardo lamento a sua presunção. Um conselho de quem já acreditou por muito tempo que a terra seria esférica: Deixe a preguiça e faça as suas pesquisas.

      • Caro Pois Pois, deixe-me fazer a si a mesma pergunta que já fez: porque é que acha que a terra é plana (e imóvel no espaço, presumo)?
        Já agora, qual o papel da gravidade nesse cenário? (Ou não acreditando haver gravidade, como é que as ”coisas” não andam por aí a flutuar)
        Só para terminar, qual a sua explicação para os satélites artificiais (e já agora, para os naturais), foguetões lançados ao espaço, a existência de múltiplas agências aeroespaciais de vários países (muitos deles, em alguma altura, inimigas quase mortais), e empresas privadas.
        Pergunto com todo o respeito, apenas por curiosidade, e pelo prazer de um debate saudável.

        • Caro Wally, eu poderia explicar mas infelizmente nem todas as mensagens que tento enviar por aqui são publicadas. O melhor é você fazer as suas pesquisas profundas e chegará à mesma conclusão.

  9. “Pois, pois”, eu quando era mais novo tive pesadelos ao pensar que a terra era plana, pois imaginava que se continuasse sempre a caminhar, ia chegar a um lugar onde acabava, e depois iria cair num penhasco sem fundo.
    Se diz que é fácil chegar à conclusão que a terra é plana, então diga-me onde é este “penhasco” que eu imaginava que existia?

  10. Destruir Um Ser Maravilhoso como A Mãe Terra ,Só Seres SEM AMOR PENSA ASSIM,tudo iria ao Lugar mais Rápido se cada um visse o Outro Com Amor,,,Veja Uma Mudança em Toda A HUMANIDADE incluindo Você com Amor,,,porque é o caminho que está A Ser com A Mãe Terra e todos irão Ver a Mudança porque Existe uma Nova Consciência de AMOR GRATIDÃO em TODOS,,,,,,Veja a Paz,vai Ajudar Você a mudar Também,,,GRATA

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …