/

A Terra treme a cada 26 segundos (mas o motivo ainda é um mistério)

8

A cada 26 segundos, a Terra treme. Os seres humanos não sentem o abalo, mas os sismólogos conseguem captar uma pequena oscilação mensurável nos seus detetores por todo o mundo. Apesar de este pulso ter sido observado durante várias décadas, os cientistas discordam sobre a causa. Ainda é um mistério.

A Terra balança suavemente a cada 26 segundos, mas ninguém sabe porquê.

O microssismo foi registado pela primeira vez na década de 1960 por Jack Oliver, do Observatório Geológico Lamont-Doherty. Naquela época, o cientista descobriu que o pulso era proveniente do Oceano Atlântico e que era mais forte nos meses de verão do hemisfério Norte.

Em 1980, Gary Holcomb, do US Geological Survey, descobriu que o microssismo fica mais forte durante as tempestades. Quase três décadas depois, cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, conseguiram localizar o pulso no Golfo da Guiné, na costa oeste de África.

Anos mais tarde, outro cientista foi capaz de especificar ainda mais a sua proveniência, localizando o microssismo na Bacia Bonny.

Desde então, muitos investigadores acreditam que o leve “tremor” de terra faz parte da atividade sísmica regular. Há ainda quem considere que pode ser causado por ondas, e outros que argumentam que a explicação reside na atividade vulcânica.

Apesar de existirem algumas teorias, a verdade é que este fenómeno continua a ser um dos grandes mistérios do nosso planeta. “Ainda estamos à espera de uma explicação para a causa deste fenómeno”, disse Mike Ritzwoller, sismólogo da Universidade do Colorado, citado pela Discover Magazine.

Este pequeno e repetido tremor de terra é intrigante, mas o facto de haver atividade sísmica durante um período de silêncio (ser ser durante um terramoto ou erupção vulcânica) não é novo. Aliás, de acordo com os cientistas, há sempre um fundo de ruído sísmico subtil ao nosso redor.

“O ruído sísmico existe basicamente por causa do Sol”, explicou Ritzwoller. A nossa estrela aquece a Terra, mais no Equador do que nos pólos, o que gera ventos, tempestades, correntes e ondas oceânicas. “Quando uma onda atinge a costa, a energia é transferida para a Terra.”

ZAP //

8 Comments

  1. Onde é que está o mistério? O espaço sideral é muito frio, por isso é natural que a Terra trema. E já muito faz ela que consegue tremer de 26 em 26 segundos.

  2. Ainda bem que assim é. As placas tectónicas têm que estar em constante movimentação. Caso elas parem muito tempo, assim que mexerem pode correr mal. É criada uma vibração muito maior, chamada tremor de terra. Dependendo da magnitude, pode não ser boa ideia experiênciar.

  3. Bom dia.

    Tive o mesmo problema com o meu carro!! Tremia quando andava nao de 24 em 24 segundos mas momentaneamente.

    Conclusão era a direção desalinhada. 25euros problema resolvido.

    Alinhei no Carlinhos Osório!!!

  4. E se alguém descobrisse o que provoca estas anomalias ,movimentos . E precisasse de ajuda para testar a teoria e divulgá-la .A quem se deveria dirigir. Obrigado.

  5. A teoria é simples , a Agua esta a afundar a Crosta no Manto , faz mexer ou andar as Placas tectónicas e por último esta a provocar o Aquecimento Global .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.