A Terra treme a cada 26 segundos (mas o motivo ainda é um mistério)

A cada 26 segundos, a Terra treme. Os seres humanos não sentem o abalo, mas os sismólogos conseguem captar uma pequena oscilação mensurável nos seus detetores por todo o mundo. Apesar de este pulso ter sido observado durante várias décadas, os cientistas discordam sobre a causa. Ainda é um mistério.

A Terra balança suavemente a cada 26 segundos, mas ninguém sabe porquê.

O microssismo foi registado pela primeira vez na década de 1960 por Jack Oliver, do Observatório Geológico Lamont-Doherty. Naquela época, o cientista descobriu que o pulso era proveniente do Oceano Atlântico e que era mais forte nos meses de verão do hemisfério Norte.

Em 1980, Gary Holcomb, do US Geological Survey, descobriu que o microssismo fica mais forte durante as tempestades. Quase três décadas depois, cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, conseguiram localizar o pulso no Golfo da Guiné, na costa oeste de África.

Anos mais tarde, outro cientista foi capaz de especificar ainda mais a sua proveniência, localizando o microssismo na Bacia Bonny.

Desde então, muitos investigadores acreditam que o leve “tremor” de terra faz parte da atividade sísmica regular. Há ainda quem considere que pode ser causado por ondas, e outros que argumentam que a explicação reside na atividade vulcânica.

Apesar de existirem algumas teorias, a verdade é que este fenómeno continua a ser um dos grandes mistérios do nosso planeta. “Ainda estamos à espera de uma explicação para a causa deste fenómeno”, disse Mike Ritzwoller, sismólogo da Universidade do Colorado, citado pela Discover Magazine.

Este pequeno e repetido tremor de terra é intrigante, mas o facto de haver atividade sísmica durante um período de silêncio (ser ser durante um terramoto ou erupção vulcânica) não é novo. Aliás, de acordo com os cientistas, há sempre um fundo de ruído sísmico subtil ao nosso redor.

“O ruído sísmico existe basicamente por causa do Sol”, explicou Ritzwoller. A nossa estrela aquece a Terra, mais no Equador do que nos pólos, o que gera ventos, tempestades, correntes e ondas oceânicas. “Quando uma onda atinge a costa, a energia é transferida para a Terra.”

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Onde é que está o mistério? O espaço sideral é muito frio, por isso é natural que a Terra trema. E já muito faz ela que consegue tremer de 26 em 26 segundos.

  2. Ainda bem que assim é. As placas tectónicas têm que estar em constante movimentação. Caso elas parem muito tempo, assim que mexerem pode correr mal. É criada uma vibração muito maior, chamada tremor de terra. Dependendo da magnitude, pode não ser boa ideia experiênciar.

  3. Bom dia.

    Tive o mesmo problema com o meu carro!! Tremia quando andava nao de 24 em 24 segundos mas momentaneamente.

    Conclusão era a direção desalinhada. 25euros problema resolvido.

    Alinhei no Carlinhos Osório!!!

  4. E se alguém descobrisse o que provoca estas anomalias ,movimentos . E precisasse de ajuda para testar a teoria e divulgá-la .A quem se deveria dirigir. Obrigado.

  5. A teoria é simples , a Agua esta a afundar a Crosta no Manto , faz mexer ou andar as Placas tectónicas e por último esta a provocar o Aquecimento Global .

RESPONDER

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …