Terra não para de tremer em Itália e já se sentiram 100 réplicas

Leggi il Firenzepost / Wikimedia

A cidade de Amatrice, em Itália, devastada após o terramoto, em agosto

A cidade de Amatrice, em Itália, devastada após o terramoto, em agosto

Depois de dois terramotos que atingiram a região central de Itália, a terra ainda não parou de tremer no país. O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) destaca que já foram registadas mais de 100 réplicas no território só durante a madrugada e manhã de sexta-feira.

Mais de quatro mil pessoas continuam desalojadas na província de Macerata e estão agora hospedadas em tendas, estádios desportivos, e alguns cidadãos foram transferidos para hotéis da cidade de Visso.

As escolas locais também permanecerão fechadas até dia 31 de outubro.

Segundo o presidente do INGV, Carlo Doglioni, a região central do país tornou-se “mais instável” nos últimos anos, não podendo ser descartada a hipótese de novos terramotos de grande magnitude.

“Quando ocorre um grande terramoto, é provável que outro ocorra de seguida. Neste sentido, Amatrice é filha de Áquila e os terramotos de quarta-feira são filhos de Amatrice“, afirmou Doglioni ao jornal La Reppublica.

O especialista estava a referir-se aos dois maiores sismos registados em Itália nos últimos sete anos.

Áquila sofreu um terramoto de 6,3 graus na escala Richter em 2009, e vários sismos de menor dimensão – cerca de 309 pessoas morreram, 1,6 mil ficaram feridas e mais de 70 mil pessoas ficaram desalojadas.

Amatrice foi a principal cidade atingida pelo terremoto de 6 graus, em agosto deste ano, que provocou 298 mortos e destruiu tanto a pequena cidade italiana como as cidades de Accumoli e Arquata del Tronto.

Os dois terramotos registados na passada quarta-feira (de 5,4 e 5,9 graus) não causaram vítimas fatais ou feridos graves, mas destruíram comunas italianas, especialmente Castelsantangelo sul Nero, Ussita e Visso.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …