A Terra tem 9% mais árvores do que se pensava

Uma equipa de cientistas de vários países fez uma nova estimativa da cobertura florestal do planeta e, através de imagens do Google Earth, por exemplo, constatou que a Terra tem pelo menos 9% mais árvores do que o que se pensava, o que equivale em hectares a uma outra floresta Amazónia.

Os resultados da investigação, conduzida pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, fazem parte de um artigo publicado na revista “Science” e podem esclarecer dúvidas sobre as estimativas do desaparecimento de carbono no planeta – florestas, vegetações e oceanos que absorvem CO2.

Para chegar a estas conclusões, os cientistas concentraram-se nas zonas áridas, que correspondem a 40% da superfície terrestre – mas que poderiam aumentar 50% no final do século devido às mudanças climáticas.

Nestas regiões, os especialistas escolheram 213.795 lotes com meio hectar e examinaram detalhadamente as imagens disponíveis de satélites, principalmente do Google Earth.

Os cientistas conseguiram calcular que, na regiões áridas da Terra, existem entre 40% a 47% mais florestas do que foi divulgado em estudos anteriores.

Isto representa 467 milhões de novos hectares de árvores que nunca tinham sido catalogadas nessas áreas, o que equivale a uma floresta Amazónia, segundo o cientista Luis G. García Montero, da Universidade Politécnica de Madrid.

Este novo cálculo aumenta as estimativas atuais da cobertura florestal do planeta em pelo menos 9%. De acordo com os cientistas, as “novas árvores” já existem há bastante tempo, mas as novas tecnologias permitiram aprimorar o cálculo.

“Não significa que as imagens anteriores fossem más, mas não davam a dimensão que dão agora”, comentou Montero, explicando que as sombras criadas pelas árvores podem ter afectado os satélites mais velhos.

Montero lembrou que, em 2015, a revista “Nature” publicou um artigo no qual os autores afirmavam que, de todo o dióxido de carbono emitido pelos humanos e capturado pela natureza, 25% tinha um destino desconhecido. As novas estimativas sobre a quantidade de árvores podem, em parte, ter esclarecido essa dúvida.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …