A Terra tem 9% mais árvores do que se pensava

Uma equipa de cientistas de vários países fez uma nova estimativa da cobertura florestal do planeta e, através de imagens do Google Earth, por exemplo, constatou que a Terra tem pelo menos 9% mais árvores do que o que se pensava, o que equivale em hectares a uma outra floresta Amazónia.

Os resultados da investigação, conduzida pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, fazem parte de um artigo publicado na revista “Science” e podem esclarecer dúvidas sobre as estimativas do desaparecimento de carbono no planeta – florestas, vegetações e oceanos que absorvem CO2.

Para chegar a estas conclusões, os cientistas concentraram-se nas zonas áridas, que correspondem a 40% da superfície terrestre – mas que poderiam aumentar 50% no final do século devido às mudanças climáticas.

Nestas regiões, os especialistas escolheram 213.795 lotes com meio hectar e examinaram detalhadamente as imagens disponíveis de satélites, principalmente do Google Earth.

Os cientistas conseguiram calcular que, na regiões áridas da Terra, existem entre 40% a 47% mais florestas do que foi divulgado em estudos anteriores.

Isto representa 467 milhões de novos hectares de árvores que nunca tinham sido catalogadas nessas áreas, o que equivale a uma floresta Amazónia, segundo o cientista Luis G. García Montero, da Universidade Politécnica de Madrid.

Este novo cálculo aumenta as estimativas atuais da cobertura florestal do planeta em pelo menos 9%. De acordo com os cientistas, as “novas árvores” já existem há bastante tempo, mas as novas tecnologias permitiram aprimorar o cálculo.

“Não significa que as imagens anteriores fossem más, mas não davam a dimensão que dão agora”, comentou Montero, explicando que as sombras criadas pelas árvores podem ter afectado os satélites mais velhos.

Montero lembrou que, em 2015, a revista “Nature” publicou um artigo no qual os autores afirmavam que, de todo o dióxido de carbono emitido pelos humanos e capturado pela natureza, 25% tinha um destino desconhecido. As novas estimativas sobre a quantidade de árvores podem, em parte, ter esclarecido essa dúvida.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …