Ter (ou não) um cão pode estar escrito no seu ADN

Ter ou não ter cão? Eis a questão cuja resposta pode estar escrita nos seus genes. Pela primeira vez, a Ciência prova que a genética pode ter uma palavra a dizer na decisão de ter ou não um amigo de quatro patas.

Uma equipa de cientistas britânicos e suecos analisou uma base de dados de hereditariedade de 35.035 pares de gémeos do Registo Sueco. O mais recente estudo sugere que a variação genética explica mais de metade da variação na posse de cães, isto é, a escolha de ter um cão em casa é fortemente influenciada pela composição genética de um indivíduo.

Os cães foram o primeiro animal domesticado e mantiveram uma relação próxima com o seu humano durante, pelo menos, 15.000 anos. Hoje, os cães são animais de estimação muito presentes na nossa sociedade, aumentando quer o bem-estar quer a saúde dos seus donos.

A equipa de cientistas comparou a composição genética dos gémeos com o objetivo de determinar se a possa deste animal tem uma componente hereditária. Os resultados foram publicados na Scientific Reports.

“Ficamos surpresos ao perceber que a composição genética parece ter uma influência significativa no facto de possuir um cão. Estas descobertas têm implicações importantes em vários campos relacionados à compreensão da interação cão-homem ao longo da História, uma vez que, apesar dos cães e de outros animais serem membros comuns em todo o mundo, pouco se sabe sobre de que forma afetam a nossa vida diária”, afirmou Tove Fall, principal autor do estudo e professor da Uppsala University, na Suécia.

“Desconfiamos de que algumas pessoas têm uma propensão inata para cuidar de um animal de estimação”, remata o cientista.

Carri Westgarth, co-autora e professora da University of Liverpool, no Reino Unido, acrescenta que estes resultados são “muito importantes, pois sugerem que os supostos benefícios para a saúde de ter um cão em casa podem ser parcialmente explicados por diferentes genéticas”.

Estudar gémeos

Segundo o EurekAlert, estudar gémeos é um método conhecido para desvendar as influência do ambiente e dos genes na nossa biologia e comportamento. Como os gémeos idênticos compartilham o seu genoma inteiro, e gémeos não idênticos compartilham apenas metade da variação genética, comparações dentro do par podem revelar se a genética desempenha ou não um papel em determinada questão.

Neste caso, os cientistas descobriram que as taxas de concordância da posse de cães são muito maiores em gémeos idênticos do que em não-idênticos – o que sustenta a suspeita de que a genética desempenha mesmo um papel importante na escolha de ter ou não um cão.

“O próximo passo é tentar identificar quais as variantes genéticas que afetam esta escolha” e de que forma se relacionam com os traços de personalidade e outros fatores, como alergia, por exemplo, explica Patrik Magnusson, também autor do estudo e professor no Karolinska Insitutet, na Suécia.

“O estudo tem grandes implicações para a compreensão da história profunda e enigmática da domesticação de cães”, diz o zooarqueólogo e co-autor do estudo Keith Dobney, da University of Liverpool.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou hoje o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação a …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …