Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália.
A mesma equipa de cientistas, liderada por Hayley Christian, tinha já demonstrado em investigações anteriores que os animais de estimação podem ajudar crianças em idade pré-escolar, principalmente aquelas sem irmãos, a superar ou prevenir problemas sociais ou emocionais, tal como refere o portal News Wise.
Agora, na nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Pediatric Research, a mesma equipa demonstrou que as crianças entre os dois e cinco anos que têm cães com quem podem brincar frequentemente tem menos probabilidade de se comportarem mal.
O estudo mostra ainda que estas crianças são mais adaptadas à interação social quando comparadas com outras que não têm um cão.
“Enquanto esperávamos que o facto de ter um cão trouxesse alguns benefícios para o bem-estar de crianças pequenas, ficamos surpresos ao descobrir que a mera presença de um cão na família estivesse associada a tantos comportamentos e emoções positivas“, disse Hayley Christian, citada em comunicado do instituto australiano.
“Estamos a aprender cada vez sobre a como é que ter um animal nos seios das famílias pode trazer benefícios fantásticos para o desenvolvimento físico e social das crianças (…) Por exemplo observamos que as crianças que brincam com o seu cão pelo menos três vezes por semana, ou que o passeiam pelo menos uma vez por semana, tinham um melhor desenvolvimento social”, exemplificou.
Para chegar a esta conclusão, a equipa levou a cabo um estudo com 1.646 pais de crianças em idade pré-escolar para determinar se tinham um animal em casa e com que frequência a criança passeava ou brincava com ele.
De acordo com o estudo, crianças com cães em casa tinham entre 30 a 40% menos probabilidade de ter problemas de comportamento ou dificuldade com os seus pares. Tinham ainda 34% mais probabilidade de desenvolver condutar pró-sociais do que as crianças sem um animal de estimação em casa.