“Em teoria, Rui Rio tem a eleição ganha”, diz Marques Mendes

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

O antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes, acredita que “em teoria Rui Rio tem a eleição ganha”. Para o comentador, uma surpresa “pode acontecer em teoria” mas “na prática é muito difícil”.

No seu espaço de comentário semanal na SIC, Marques Mendes defendeu que Rui Rio está “claramente à frente”, porque está com uma “dinâmica de vitória” na campanha, que tem também efeitos na “motivação”. Apesar disso, “a história das segundas voltas em Portugal é de surpresas”, alertou o comentador, citado pelo Observador.

Marques Mendes indicou três fatores que podem influenciar o resultado final. Em primeiro lugar, se os eleitores de Rio e Montenegro foram todos votar na segunda volta, poderá haver quem ache que está decidido. Em segundo, a decisão de voto por parte dos militantes que apostaram em Miguel Pinto Luz. E, em terceiro, o voto dos cerca de nove mil militantes inscritos que não votaram na primeira volta.

Ainda relativamente às eleições diretas do PSD, comentador referiu que já imaginava que houvesse um “resultado mais próximo entre os dois primeiros”. Esperava, no entanto, que Pinto Luz “tivesse um pouco mais” votos.

Marques Mendes considerou ainda que Montenegro “esperava ficar à frente de Rio ou [pelo menos] taco a taco” e não conseguiu. Rio, apesar de ter vencido, “não ganhou à primeira volta”, que era um “objetivo” seu. Haverá uma “segunda volta histórica no PSD, o que nunca aconteceu”, sublinhou.

O comentador, que afirmou ter gostado do discurso de Rio à exceção da recusa em debater com Montenegro, disse ainda o primeiro-ministro António Costa, e o seu antecessor, Pedro Passos Coelho, podem estar interessados em saber quem é o próximo líder do PSD.Este último, considerou Marques Mendes, “pode ter o sonho de um dia regressar”.

Sobre o Orçamento do Estado aprovado, disse que o Governo teve “uma vitória com sabor a derrota” porque este foi aprovado apenas pelo PS, com abstenções de BE e PCP. “A geringonça oficial acabou e a geringonça oficiosa está para acabar”, frisou, referindo que “esta é provavelmente é a última vez que PCP e Bloco vão viabilizar Orçamentos”.

Os partidos à esquerda do PS, “mais mês, menos mês vão assumir o seu estatuto de oposição clara” e será o PSD a dar a mão ao PS. “Quem viabilizará o Orçamento para 2021? Eu aposto que vai ser na altura própria o PSD”, disse ainda o comentador.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …