“Em teoria, Rui Rio tem a eleição ganha”, diz Marques Mendes

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

O antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes, acredita que “em teoria Rui Rio tem a eleição ganha”. Para o comentador, uma surpresa “pode acontecer em teoria” mas “na prática é muito difícil”.

No seu espaço de comentário semanal na SIC, Marques Mendes defendeu que Rui Rio está “claramente à frente”, porque está com uma “dinâmica de vitória” na campanha, que tem também efeitos na “motivação”. Apesar disso, “a história das segundas voltas em Portugal é de surpresas”, alertou o comentador, citado pelo Observador.

Marques Mendes indicou três fatores que podem influenciar o resultado final. Em primeiro lugar, se os eleitores de Rio e Montenegro foram todos votar na segunda volta, poderá haver quem ache que está decidido. Em segundo, a decisão de voto por parte dos militantes que apostaram em Miguel Pinto Luz. E, em terceiro, o voto dos cerca de nove mil militantes inscritos que não votaram na primeira volta.

Ainda relativamente às eleições diretas do PSD, comentador referiu que já imaginava que houvesse um “resultado mais próximo entre os dois primeiros”. Esperava, no entanto, que Pinto Luz “tivesse um pouco mais” votos.

Marques Mendes considerou ainda que Montenegro “esperava ficar à frente de Rio ou [pelo menos] taco a taco” e não conseguiu. Rio, apesar de ter vencido, “não ganhou à primeira volta”, que era um “objetivo” seu. Haverá uma “segunda volta histórica no PSD, o que nunca aconteceu”, sublinhou.

O comentador, que afirmou ter gostado do discurso de Rio à exceção da recusa em debater com Montenegro, disse ainda o primeiro-ministro António Costa, e o seu antecessor, Pedro Passos Coelho, podem estar interessados em saber quem é o próximo líder do PSD.Este último, considerou Marques Mendes, “pode ter o sonho de um dia regressar”.

Sobre o Orçamento do Estado aprovado, disse que o Governo teve “uma vitória com sabor a derrota” porque este foi aprovado apenas pelo PS, com abstenções de BE e PCP. “A geringonça oficial acabou e a geringonça oficiosa está para acabar”, frisou, referindo que “esta é provavelmente é a última vez que PCP e Bloco vão viabilizar Orçamentos”.

Os partidos à esquerda do PS, “mais mês, menos mês vão assumir o seu estatuto de oposição clara” e será o PSD a dar a mão ao PS. “Quem viabilizará o Orçamento para 2021? Eu aposto que vai ser na altura própria o PSD”, disse ainda o comentador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.