Tenista russa mudou de nacionalidade para jogar em Wimbledon

Natela Dzalamidze é (era) russa e passou a ser cidadã da Geórgia. Não haverá qualquer tenista de Rússia e Bielorrússia no terceiro Grand Slam do ano.

O torneio de Wimbledon está quase a começar. Os quadros principais arrancam daqui a uma semana, sem qualquer tenista da Rússia e da Bielorrússia.

Esta medida é mais uma consequência no desporto da invasão da Rússia à Ucrânia, que começou no dia 24 de Fevereiro.

Para se “desviar” desta sanção, Natela Dzalamidze mudou de nacionalidade.

A tenista de 29 anos, russa, conseguiu obter passaporte da Geórgia e, assim, vai poder jogar em Londres. Já jogou em Roland Garros, mas sob bandeira neutra.

Natela Dzalamidze é pouco conhecida no circuito de singulares. Em duplas está no número 43 da tabela WTA – e vai jogar precisamente no torneio de pares femininos, com a sérvia Aleksandra Krunic.

Agora que a jogadora mudou de nacionalidade, a organização do torneio não pode impedir a sua participação.

“A nacionalidade de um jogador, definida pela bandeira sob a qual ele participa em eventos profissionais, é um processo reconhecido que é regido pelos circuitos (ATP e WTA) e pela Federação Internacional de Ténis”, admitiu um porta-voz, no jornal The Times.

O segundo Grand Slam do ano vai começar no dia 27 de Junho, segunda-feira. Não vai contar com o número 1 do mundo no ténis masculino, Daniil Medvedev – porque é russo.

No ciclismo e no xadrez já houve casos de desportistas russos que passaram a ter nacionalidade de outro país, para poderem competir.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.