Até as pequenas tempestades de poeira secam o Planeta Vermelho

NASA / JPL-Caltech / MSSS

À medida que a poeira se espalha pela atmosfera de Marte, empurra o vapor de água para o céu avermelhado. A grandes altitudes, as moléculas de água ficam vulneráveis à radiação ultravioleta, que as divide em elementos ainda mais leves.

As grandes tempestades de poeira podem envolver todo o planeta Marte numa autêntica escuridão e, ainda que os cientistas saibam que as tempestades foram as responsáveis por dissipar a água do Planeta Vermelho, estas não chegam para explicar a magnitude total da perda de água de Marte.

Agora, uma nova investigação garante que as tempestades de poeira locais – e, portanto, mais pequenas – também estão a “secar” o Planeta Vermelho.

De acordo com o Space, estas tempestades “brincam” com o vapor de água na atmosfera, aquecendo-o e retardando a sua transição para água. Além disso, mantêm o vapor a níveis mais altos na atmosfera, onde a radiação ultravioleta pode retirar mais facilmente os átomos de hidrogénio das moléculas de água.

Michael Chaffin, cientista do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, explica que, uma vez que o hidrogénio escapa para o Espaço, já não há como formar a água.

Entre janeiro e fevereiro de 2019, três satélites observaram uma mesma tempestade de poeira regional em Marte, permitindo aos cientistas recolher informações sem precedentes.

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, mediu a concentração de poeira e gelo da superfície até 100 km acima dela; na mesma faixa de altitude, a Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA), analisou a quantidade de vapor de água e gelo; enquanto a sonda MAVEN, também da NASA, registou a quantidade de hidrogénio que se teria separado das moléculas de H2O na alta atmosfera, a mais de 1.000 km da superfície.

O artigo científico com as descobertas foi publicado no dia 16 de agosto na Nature Astronomy.

Este ano, dados da sonda europeia Mars Express revelaram que a fuga de água de Marte para o Espaço foi acelerada por tempestades de poeira e pela proximidade do planeta com o Sol, mas sugeriram também que uma parte da água “pode ter recuado para o subsolo”.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …

Steve Bannon deve ser investigado por envolvimento no ataque ao Capitólio, indica Comissão responsável

Antigo conselheiro de Donald Trump foi aconselhado pelo antigo presidente e pela respetiva equipa de advogados a não colaborar com a comissão especial designada para investigar os ataque. A Comissão responsável por investigar o ataque ao …