/

Até as pequenas tempestades de poeira secam o Planeta Vermelho

1

NASA / JPL-Caltech / MSSS

À medida que a poeira se espalha pela atmosfera de Marte, empurra o vapor de água para o céu avermelhado. A grandes altitudes, as moléculas de água ficam vulneráveis à radiação ultravioleta, que as divide em elementos ainda mais leves.

As grandes tempestades de poeira podem envolver todo o planeta Marte numa autêntica escuridão e, ainda que os cientistas saibam que as tempestades foram as responsáveis por dissipar a água do Planeta Vermelho, estas não chegam para explicar a magnitude total da perda de água de Marte.

Agora, uma nova investigação garante que as tempestades de poeira locais – e, portanto, mais pequenas – também estão a “secar” o Planeta Vermelho.

De acordo com o Space, estas tempestades “brincam” com o vapor de água na atmosfera, aquecendo-o e retardando a sua transição para água. Além disso, mantêm o vapor a níveis mais altos na atmosfera, onde a radiação ultravioleta pode retirar mais facilmente os átomos de hidrogénio das moléculas de água.

Michael Chaffin, cientista do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, explica que, uma vez que o hidrogénio escapa para o Espaço, já não há como formar a água.

Entre janeiro e fevereiro de 2019, três satélites observaram uma mesma tempestade de poeira regional em Marte, permitindo aos cientistas recolher informações sem precedentes.

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, mediu a concentração de poeira e gelo da superfície até 100 km acima dela; na mesma faixa de altitude, a Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA), analisou a quantidade de vapor de água e gelo; enquanto a sonda MAVEN, também da NASA, registou a quantidade de hidrogénio que se teria separado das moléculas de H2O na alta atmosfera, a mais de 1.000 km da superfície.

O artigo científico com as descobertas foi publicado no dia 16 de agosto na Nature Astronomy.

Este ano, dados da sonda europeia Mars Express revelaram que a fuga de água de Marte para o Espaço foi acelerada por tempestades de poeira e pela proximidade do planeta com o Sol, mas sugeriram também que uma parte da água “pode ter recuado para o subsolo”.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.