Indícios de uma enorme tempestade solar podem ter sido encontrados em escrituras assírias

Um conjunto de escrituras assírias podem ter referências a uma enorme tempestade solar. O fenómeno foi de tal ordem que deixou vestígios até aos dias de hoje.

Análises recentes encontraram indícios de uma intensa tempestade solar algures no ano de 660 a.C., que levou a que fossem espalhadas partículas energéticas nos anéis das árvores e núcleos de gelo por todo o mundo. Portanto, uma equipa de cientistas decidiu investigar se conseguia encontrar provas deste fenómeno em registos astrológicos antigos.

Nem por menos, os investigadores acreditam ter encontrado referências a uma enorme tempestade solar em inscrições assírias. As tábuas encontradas durante o século XIX incluem relatos da observação de planetas, cometas, meteoritos e, como não podia deixa de ser, de presságios.

O Gizmodo explica que a equipa de cientistas começou a vasculhar entre estas escrituras à procura de indícios de uma tempestade solar. Após uma intensa pesquisa, encontraram referências a um “brilho vermelho”, a uma “nuvem vermelha e a um “céu coberto de vermelho”.

A previsão feita pelos especialistas da datação das escrituras coincide com a altura em que terá acontecido a enorme tempestade solar, que deixou vestígios até aos dias de hoje. Os resultados da investigação foram publicados, em setembro, na revista científica The Astrophysical Journal Letters.

Apesar de ainda não terem provas certas que ambos relatem o mesmo fenómeno, a equipa de cientistas acredita que estas escrituras possam ser a primeira referência histórica a atividade auroral intensa.

A tempestade solar, de acordo com o Gizmodo, foi tão intensa que até pode ter causado um buraco na camada de ozono. No futuro, os cientistas esperam conseguir prever este tipo de tempestades, que podem ter consequências sérias nas nossas infraestruturas elétricas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “A tempestade solar, de acordo com o Gizmodo, foi tão intensa que até pode ter causado um buraco na camada de ozono” Segundo karran, esta violenta tempestade aconteceu há cerca de 12.000 A.C. A Atmosfera ficou extremamente carregada de eletricidade. Tratando-se de uma interferência elétrica, causou muitos danos nos cérebros dos humanos da época, isto é, houve muito retrocesso ao estado “animalesco”…
    Não foi a atividade humana do Séc XX que causou o buraco no ozono. O buraco do ozono foi fechando progressivamente até os nossos dias. Só atualmente é que está quase fechado.
    … “encontraram referências a um “brilho vermelho”, a uma “nuvem vermelha e a um “céu coberto de vermelho”…. Estes escritos antigos estão a referir-se aos sintomas de outra “coisa”….
    Ainda há muitas tábuas à espera de serem descodificadas… mais História do Planeta surgirá.
    assinado: Maria da Maia

    • Portanto um buraco na camada de ozono feito há 14.000 anos estava enorme há 30 anos atrás e entretanto está quase fechado. E consequentemente não houve camada de ozono durante milhares de anos e toda a vida à superfície da Terra extinguiu-se. Óbvio, não é?
      Cara Maria da Maia… Mandar palpites é fácil! Olhe só:
      – Os números do Euromilhões desta semana vão ser: 1 2 3 4 5 + 11 12
      – O crescimento médio do PIB em Portugal vai ser de 10% nos próximos 10 anos
      – As pessoas que em 2019 gostam de se fazer ouvir na internet sem ter o mínimo de conhecimentos vão passar a estudar aprofundadamente os assuntos antes de dizer baboseiras.

      É fácil não é? Não significa que tenha alguma credibilidade…
      Mas estudar dá trabalho e mandar bitaites não custa nada. E porque razão a opinião de cientistas que passam anos a estudar um assunto há de ser mais válida que a sua que até perdeu uns 5 minutos no Gizmodo?

      • Robert M Schoch, PhD, geólogo/geofísico, defende a teoria sobre flares solares que atingiram a terra a cerca de 12.000 anos atrás.

        “O evento plasma (explosões solares) de 9.700 A.C erradicou civilizações avançadas e altas culturas da época, e a radiação que emana do plasma pode ter afetado habilidades mentais e psíquicas.

        Esta poderia ser a base para o mito quase universal de uma Idade de Ouro, uma época em que os seres na Terra tinham altas habilidades mentais superando as de épocas posteriores.

        O evento de 9.700 A.C pode ser a base original para as lendas Atlantis; a data se encaixa bem com o relato de Platão.

        Descargas elétricas de plasmas que atingem a superfície da Terra podem ter sido responsáveis pela vitrificação (derretendo vidro bruto) de estruturas de pedra antiga visto em algumas partes do mundo, tais como vários castros na Escócia (à direita estão algumas fotos que mostram vitrificação em um antigo castro escocês, juntamente com o plano de chão de tal fort – a vitrificação é mostrado pelo sombreado escuro).

        As pessoas se encolheu por suas vidas; eles buscaram abrigo em cavernas, sob falésias, em habitações construídas de pedra grossa ou esculpidos em montanhas.

        Talvez Göbekli Tepe foi intencionalmente enterrado em uma tentativa de protegê-lo de eventos em curso de plasma, como sugiro no meu novo livro.

        A humanidade foi jogado em uma idade escura por milhares de anos, apenas para ressurgir (em meio a monumentos megalíticos pertencentes a um período muito mais antigo) com memórias dispersas e habilidades nascentes.”

        Fonte: http://www.robertschoch.com/plasma.html

  2. Enfim… haja paciência para os insolentes comentadores de comentários….
    Mas, dar opinião pessoal sobre o tema do post.. na-na… nem pensar!! Dá muito trabalho…
    assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …