Tempestade Bruno provocou quedas de árvores e inundações

Marcelo Camargo / ABr

Desde a tarde desta terça-feira que o mau tempo já originou 225 ocorrências como quedas de árvores ou inundações, afetando mais os distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu.

Segundo disse à Lusa o comandante Miguel Oliveira, da ANPC, “desde as 15:00 de dia 26, que foi o inicio do estado alerta especial, até às 06:00 de hoje, tivemos no total 225 ocorrências, sendo que maioritariamente temos quedas de árvores”, com 81 casos.

A tempestade ‘Bruno’ não afeta diretamente Portugal, mas o sistema frontal que lhe está associado piorou as condições do tempo desde o final do dia de terça-feira.

Segundo a mesma fonte da ANPC, os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto também foram afetados pelo mau tempo, mas com uma intensidade menor.

“A precipitação não será o mais grave, o mais grave será o vento e a agitação marítima. Podemos ter zonas com uma precipitação forte, mas por curtos períodos de tempo”, disse.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão sob aviso laranja até às 14:59, por causa da agitação marítima, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, com previsão de ondas de noroeste que podem atingir uma altura máxima de 10 metros.

Para Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Guarda são esperadas rajadas de vento de 80 quilómetros por hora, que podem atingir os 120 quilómetros por hora nas terras altas.

No que respeita à agitação marítima, as ondas serão de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir o máximo de 10 metros.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.