Telescópio Hubble revisita icónicos “Pilares da Criação” em alta definição

NASA / ESA / Hubble / Hubble Heritage Team

Pilares da Criação

Pilares da Criação da Nebulosa da Águia

O telescópio Hubble, que em 2015 completa 25 anos em órbita, revisitou uma das suas fotos mais antigas e mais famosas e captou uma nova visão da Nebulosa da Águia que mostra seus “Pilares da Criação” com duas vezes mais resolução.

A imagem foi revelada em Seattle, numa reunião da Sociedade Astronómica Americana, juntamente com uma montagem de 13 mil fotos da galáxia vizinha de Andrómeda, que se tornou o maior imagem feita pelo telescópio.

Paul Scowen, da Arizona State University, descreveu as fotos da Nebulosa da Águia como “novas imagens de uma velha amiga”.

A imagem original dos pilares de formação estelar de nuvens de poeira e gás, feita em 1995, causou impacto e entrou mesmo para a cultura popular, tendo aparecido em inúmeras capas de livros, ecrãs de cinema e até t-shirts.

Graças a melhorias nos sistemas do telescópio Hubble, a nova imagem tem um ângulo mais aberto e uma resolução duas vezes maior do que a da foto original, que também permite que os astrónomos vejam o que mudou em 20 anos – apesar de todas as mudanças realmente terem ocorrido há 7 mil anos, o tempo que a luz destes corpos demora a percorrer a distância até à Terra.

Scowen e a sua equipa ainda só tiveram algumas semanas para analisar as novas imagens, mas afirma que já é possível perceber que “sim, algumas coisas mudaram” – incluindo as pontas dos jatos a explodir do lado dos pilares de cinco anos-luz de altura.

Esses jatos tornam-se “placas de sinalização, apontando para onde as estrelas foram feitas”, explica.

Andrómeda

O segundo lançamento impressionante é conhecido como a Panchromatic Hubble Andromeda Treasury, ou PHAT, que retrata a Galáxia de Andrómeda, o grande vizinho da nossa Via Láctea, a um nível recorde de detalhe.

Julianne Dalcanton, da Universidade de Washington, explicou que a galáxia Andrómeda é provavelmente maior do que a Via Láctea e ocupa mais do céu do que a Lua.

Foram 39 meses para reunir os milhares de imagens, em três diferentes comprimentos de onda de luz, que juntos mostram uma grande varredura da galáxia em forma de panqueca a cerca de dois milhões de anos-luz de distância.

É importante ressaltar que as imagens têm uma resolução nítida o suficiente para retratar individualmente muitas das 100 milhões de estrelas captadas.

“A imagem é muito boa, mas a glória é podermos fazer zoom,” disse Dalcanton.

Assim como as estrelas individuais, a grande imagem promete um tesouro composto por nuvens de poeira, aglomerados de estrelas, regiões de formação de estrelas e muito mais – para os astrónomos buscarem insights sobre como as galáxias se formam e se transformam.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …