Telescópio Hubble revisita icónicos “Pilares da Criação” em alta definição

NASA / ESA / Hubble / Hubble Heritage Team

Pilares da Criação

Pilares da Criação da Nebulosa da Águia

O telescópio Hubble, que em 2015 completa 25 anos em órbita, revisitou uma das suas fotos mais antigas e mais famosas e captou uma nova visão da Nebulosa da Águia que mostra seus “Pilares da Criação” com duas vezes mais resolução.

A imagem foi revelada em Seattle, numa reunião da Sociedade Astronómica Americana, juntamente com uma montagem de 13 mil fotos da galáxia vizinha de Andrómeda, que se tornou o maior imagem feita pelo telescópio.

Paul Scowen, da Arizona State University, descreveu as fotos da Nebulosa da Águia como “novas imagens de uma velha amiga”.

A imagem original dos pilares de formação estelar de nuvens de poeira e gás, feita em 1995, causou impacto e entrou mesmo para a cultura popular, tendo aparecido em inúmeras capas de livros, ecrãs de cinema e até t-shirts.

Graças a melhorias nos sistemas do telescópio Hubble, a nova imagem tem um ângulo mais aberto e uma resolução duas vezes maior do que a da foto original, que também permite que os astrónomos vejam o que mudou em 20 anos – apesar de todas as mudanças realmente terem ocorrido há 7 mil anos, o tempo que a luz destes corpos demora a percorrer a distância até à Terra.

Scowen e a sua equipa ainda só tiveram algumas semanas para analisar as novas imagens, mas afirma que já é possível perceber que “sim, algumas coisas mudaram” – incluindo as pontas dos jatos a explodir do lado dos pilares de cinco anos-luz de altura.

Esses jatos tornam-se “placas de sinalização, apontando para onde as estrelas foram feitas”, explica.

Andrómeda

O segundo lançamento impressionante é conhecido como a Panchromatic Hubble Andromeda Treasury, ou PHAT, que retrata a Galáxia de Andrómeda, o grande vizinho da nossa Via Láctea, a um nível recorde de detalhe.

Julianne Dalcanton, da Universidade de Washington, explicou que a galáxia Andrómeda é provavelmente maior do que a Via Láctea e ocupa mais do céu do que a Lua.

Foram 39 meses para reunir os milhares de imagens, em três diferentes comprimentos de onda de luz, que juntos mostram uma grande varredura da galáxia em forma de panqueca a cerca de dois milhões de anos-luz de distância.

É importante ressaltar que as imagens têm uma resolução nítida o suficiente para retratar individualmente muitas das 100 milhões de estrelas captadas.

“A imagem é muito boa, mas a glória é podermos fazer zoom,” disse Dalcanton.

Assim como as estrelas individuais, a grande imagem promete um tesouro composto por nuvens de poeira, aglomerados de estrelas, regiões de formação de estrelas e muito mais – para os astrónomos buscarem insights sobre como as galáxias se formam e se transformam.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …