Telescópio Hubble revisita icónicos “Pilares da Criação” em alta definição

NASA / ESA / Hubble / Hubble Heritage Team

Pilares da Criação

Pilares da Criação da Nebulosa da Águia

O telescópio Hubble, que em 2015 completa 25 anos em órbita, revisitou uma das suas fotos mais antigas e mais famosas e captou uma nova visão da Nebulosa da Águia que mostra seus “Pilares da Criação” com duas vezes mais resolução.

A imagem foi revelada em Seattle, numa reunião da Sociedade Astronómica Americana, juntamente com uma montagem de 13 mil fotos da galáxia vizinha de Andrómeda, que se tornou o maior imagem feita pelo telescópio.

Paul Scowen, da Arizona State University, descreveu as fotos da Nebulosa da Águia como “novas imagens de uma velha amiga”.

A imagem original dos pilares de formação estelar de nuvens de poeira e gás, feita em 1995, causou impacto e entrou mesmo para a cultura popular, tendo aparecido em inúmeras capas de livros, ecrãs de cinema e até t-shirts.

Graças a melhorias nos sistemas do telescópio Hubble, a nova imagem tem um ângulo mais aberto e uma resolução duas vezes maior do que a da foto original, que também permite que os astrónomos vejam o que mudou em 20 anos – apesar de todas as mudanças realmente terem ocorrido há 7 mil anos, o tempo que a luz destes corpos demora a percorrer a distância até à Terra.

Scowen e a sua equipa ainda só tiveram algumas semanas para analisar as novas imagens, mas afirma que já é possível perceber que “sim, algumas coisas mudaram” – incluindo as pontas dos jatos a explodir do lado dos pilares de cinco anos-luz de altura.

Esses jatos tornam-se “placas de sinalização, apontando para onde as estrelas foram feitas”, explica.

Andrómeda

O segundo lançamento impressionante é conhecido como a Panchromatic Hubble Andromeda Treasury, ou PHAT, que retrata a Galáxia de Andrómeda, o grande vizinho da nossa Via Láctea, a um nível recorde de detalhe.

Julianne Dalcanton, da Universidade de Washington, explicou que a galáxia Andrómeda é provavelmente maior do que a Via Láctea e ocupa mais do céu do que a Lua.

Foram 39 meses para reunir os milhares de imagens, em três diferentes comprimentos de onda de luz, que juntos mostram uma grande varredura da galáxia em forma de panqueca a cerca de dois milhões de anos-luz de distância.

É importante ressaltar que as imagens têm uma resolução nítida o suficiente para retratar individualmente muitas das 100 milhões de estrelas captadas.

“A imagem é muito boa, mas a glória é podermos fazer zoom,” disse Dalcanton.

Assim como as estrelas individuais, a grande imagem promete um tesouro composto por nuvens de poeira, aglomerados de estrelas, regiões de formação de estrelas e muito mais – para os astrónomos buscarem insights sobre como as galáxias se formam e se transformam.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …

Governo aprova salário mínimo de 635 euros para 2020

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de janeiro de 2020, medida que o Governo estima que poderá abranger 720 mil trabalhadores, foi anunciado. Em conferência …

A Igreja Católica medieval moldou a sociedade ocidental (e deu à luz europeus "estranhos")

As pessoas do Ocidente são psicologicamente diferentes de todas as outras pessoas do mundo. Estudos globais descobriram que os europeus ocidentais e os seus descendentes tendem a ser mais individualistas, menos conformistas e confiam mais …