Afinal, devemos ou não pôr um telemóvel molhado em arroz? A Apple responde

2

Steven Depolo / Wikimedia

A Apple aconselha os clientes a não colocarem os dispositivos molhados em arroz, dado que as partículas do arroz podem danificar o telemóvel.

Num momento de distração, enquanto navegamos incessantemente pelo telemóvel, o dispositivo escapa das nossas mãos e cai na sanita. O que fazer? O conselho popular imediatamente sugerido por amigos, familiares ou até pela internet é mergulhar o telemóvel em arroz. Esta dica sugere que o arroz seco e cru remove a humidade do dispositivo, permitindo que o ligue novamente de forma segura.

Contudo, a Apple entrou na conversa com orientações atualizadas sobre o que fazer quando se recebe um alerta de que o telemóvel está molhado. A primeira recomendação da empresa é desligar o telemóvel da corrente (caso esteja ligado) e bater suavemente com o aparelho contra a mão, com o conector voltado para baixo, para remover alguma humidade. Após meia hora, aconselha-se tentar carregá-lo novamente, refere o IFLScience.

“Se vir o alerta novamente, ainda há líquido no conector ou sob os pinos do seu cabo”, escreve a Apple. A empresa sugere deixar o iPhone numa área seca com algum fluxo de ar por até um dia. Pode-se tentar carregar ou conectar um acessório durante este período. Pode levar até 24 horas para secar completamente.

Importante, na secção de “o que não fazer”, a Apple aconselha contra o uso de fontes de calor externas, cotonetes e toalhas de papel. Curiosamente, o arroz é o único alimento mencionado, refletindo a consciência da empresa sobre o rumor.

“Não coloque o seu iPhone num saco de arroz”, adicionou a Apple. “Fazer isso pode permitir que pequenas partículas de arroz danifiquem o seu iPhone.”

Então, seria esse conselho uma estratégia corporativa para forçar a compra de um novo aparelho? Não necessariamente. Embora o truque não tenha sido rigorosamente testado, a ideia remonta à década de 1940, inicialmente usada para manter filmes expostos secos. Mas já naquela época, notava-se que a sílica era mais eficaz contra a humidade.

Um teste semi-científico realizado em 2014 pela Gazelle, que comparou arroz com cuscuz, aveia, gel de sílica e areia de gato, concluiu ainda que o arroz era a pior opção, absorvendo a menor quantidade de água em 24 horas.

ZAP //

2 Comments

  1. O meu samsung caiu no balde com agua,,e retirei rapidamente, pus no arroz seco ,no outro dia funcionava a99%,por que o som nao se ouvia ,horas depois ,sem me aperceber,comecei a ouvir ,agora está a 100%, para mim.funcionou.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.