Afinal, usar o telemóvel na sala de aula não afeta a aprendizagem

Um novo estudo sugere que usar o telemóvel na sala de aula não afeta negativamente a aprendizagem. Esta investigação contradiz o senso comum e estudos anteriores.

Mais do que nunca, os smartphones fazem parte do nosso dia a dia e são cada vez mais usados por crianças e adolescentes. O seu uso é proibido dentro da sala de aula, mas nem por isso os jovens deixam de o fazer. Uma equipa de investigadores sugere, ao contrário do que pensamos, o seu uso não afeta negativamente a aprendizagem ou as notas dos alunos.

“Precisamos de nos livrar deste medo da tecnologia que afetou a nossa opinião sobre o uso de telemóveis em sala de aula”, argumenta Andreas Bjerre-Nielsen, investigador do Centro de Ciências de Dados Sociais (SODAS), da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

“Anteriormente, os alunos distraíam-se com outras coisas além dos telemóveis. Eles podem olhar pela janela, olhar para o teto ou fazer outras coisas, quando o ensino não chama a sua atenção. Se tivéssemos dados sobre a frequência com que os alunos anteriormente se envolviam nessas microdistrações, acredito que veríamos que o grau de distração corresponde ao representado hoje pelos telemóveis”, explica, por sua vez, o cientista David Dreyer Lassen, citado pelo Futurity.

Para perceber a influência dos smartphones na sala de aula, a equipa de investigadores monitorizou o seu uso em 470 estudantes universitários ao longo de dois anos. Os resultados do estudo foram publicados este mês na revista científica Psychological Science.

“No nosso estudo, observamos o uso de telemóveis pelos alunos em vários cursos e tivemos em consideração as diferenças individuais e o contexto da aula em questão. Por exemplo, os alunos podem considerar um determinado professor maçador e, portanto, recorrer ao smartphone. Ou podem estar cansados e desmotivados porque é de manhã cedo. Incluímos esses fatores e outras variáveis que estudos anteriores não foram capazes de controlar e que fortalecem o nosso resultado”, diz Bjerre-Nielsen.

“Se você olhar para um único grupo de alunos e um único curso, o conhecimento que você adquire é muito limitado”, acrescenta o especialista.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …