Afinal, usar o telemóvel na sala de aula não afeta a aprendizagem

Um novo estudo sugere que usar o telemóvel na sala de aula não afeta negativamente a aprendizagem. Esta investigação contradiz o senso comum e estudos anteriores.

Mais do que nunca, os smartphones fazem parte do nosso dia a dia e são cada vez mais usados por crianças e adolescentes. O seu uso é proibido dentro da sala de aula, mas nem por isso os jovens deixam de o fazer. Uma equipa de investigadores sugere, ao contrário do que pensamos, o seu uso não afeta negativamente a aprendizagem ou as notas dos alunos.

“Precisamos de nos livrar deste medo da tecnologia que afetou a nossa opinião sobre o uso de telemóveis em sala de aula”, argumenta Andreas Bjerre-Nielsen, investigador do Centro de Ciências de Dados Sociais (SODAS), da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

“Anteriormente, os alunos distraíam-se com outras coisas além dos telemóveis. Eles podem olhar pela janela, olhar para o teto ou fazer outras coisas, quando o ensino não chama a sua atenção. Se tivéssemos dados sobre a frequência com que os alunos anteriormente se envolviam nessas microdistrações, acredito que veríamos que o grau de distração corresponde ao representado hoje pelos telemóveis”, explica, por sua vez, o cientista David Dreyer Lassen, citado pelo Futurity.

Para perceber a influência dos smartphones na sala de aula, a equipa de investigadores monitorizou o seu uso em 470 estudantes universitários ao longo de dois anos. Os resultados do estudo foram publicados este mês na revista científica Psychological Science.

“No nosso estudo, observamos o uso de telemóveis pelos alunos em vários cursos e tivemos em consideração as diferenças individuais e o contexto da aula em questão. Por exemplo, os alunos podem considerar um determinado professor maçador e, portanto, recorrer ao smartphone. Ou podem estar cansados e desmotivados porque é de manhã cedo. Incluímos esses fatores e outras variáveis que estudos anteriores não foram capazes de controlar e que fortalecem o nosso resultado”, diz Bjerre-Nielsen.

“Se você olhar para um único grupo de alunos e um único curso, o conhecimento que você adquire é muito limitado”, acrescenta o especialista.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …