Tecnologia espacial utilizada para captação de energia solar em Alcoutim

David Dodge / Green Energy Futures / Flickr

-

Um parque solar inaugurado esta quarta-feira em Alcoutim, no distrito de Faro, visa dar a conhecer uma tecnologia que consegue captar o dobro da energia solar em comparação com os painéis tradicionais, disse à Lusa o responsável da empresa promotora.

A tecnologia, designada por “Concentração Solar Fotovoltaica”, já era utilizada há cerca de 20 anos pela indústria espacial, nomeadamente pelas agências espaciais norte-americanas e europeias, por conseguir congregar num espaço pequeno uma alta eficiência de produção, contou Mário Baptista Coelho, da Luz.On – Solar Energy.

O Parque Solar de Alcoutim resulta de uma candidatura a um concurso internacional que a Direção Geral de Energia abriu há quase três anos para projetos de demonstração na área da concentração solar fotovoltaica.

O projeto, com uma capacidade máxima de um megawatt, está instalado em aproximadamente três hectares na zona de Martim Longo, localização escolhida pela boa exposição solar e pela proximidade da entrega de energia a uma subestação da rede elétrica e implicou um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros.

Mário Baptista Coelho disse à agência Lusa que uma célula de captação de energia solar tradicional consegue transformar cerca de 15% dos raios solares que capta em energia elétrica, enquanto as células utilizadas no Parque Solar de Alcoutim conseguem em ambiente normal transformar cerca de 28%.

“Esta é uma central de demonstração, não visa a produção de energia para uso comercial. É um projeto de demonstração, para demonstrar a capacidade e taxa de eficiência, a viabilidade económica e financeira”, disse Mário Baptista Coelho.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.