/

Técnica de respiração é tão benéfica para a saúde como a prática de exercício físico

5

Uma equipa de investigadores descobriu que uma técnica respiratória específica reduz a pressão arterial, melhora a saúde vascular e reduz a inflamação – podendo ser tão benéfica como a prática de exercício físico.

Conhecido como treino de força muscular inspiratória de alta resistência (IMST, sigla em inglês), o método pode ser tão eficaz quanto o exercício regular para melhorar a saúde cardiovascular, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of the American Heart Association.

Desenvolvido na década de 1980 como um tratamento para pacientes com doenças respiratórias, o IMST envolve a inalação forçada através de um dispositivo portátil que fornece resistência. O método, esclarece o IFL Science, resulta no fortalecimento do diafragma e de outros músculos respiratórios.

Durante a pesquisa, os especialistas recrutaram 36 pacientes com idades compreendidas entre os 50 e 79 anos, todos com um historial de pressão arterial sistólica (PAS) acima da média, porém saudáveis.

Ao longo de um período de seis semanas, metade dos participantes fez 30 inspirações IMST por dia, enquanto a outra metade conduziu o mesmo exercício usando dispositivos simulados que forneciam muito menos resistência.

No final, a equipa percebeu que o grupo que usou o aparelho IMST original exibiu uma redução média na PAS de nove pontos, enquanto o outro grupo não registou quaisquer melhorias.

“Essa melhora na PAS é clinicamente significativa porque está associada a um risco menor de morte por doença cardiovascular”, escrevem os autores do estudo.

Os cientistas também perceberam que a redução da pressão arterial é igual, ou maior, do que a gerada por outros métodos, como caminhar 30 minutos por dia ou tomar medicamentos específicos.

Contudo, sublinha o estudo, é importante ressalvar que os benefícios foram observados em mulheres na pós-menopausa, tal como em homens mais velhos.

Em conclusão, o autor do estudo, Daniel Craighead, explica que o método “não é apenas mais eficiente em termos de tempo, comparando com o exercício físico, mas os benefícios também podem ser mais duradouros”.

Ana Isabel Moura, ZAP //

5 Comments

  1. É o inverso da natação, onde a inspiração é natural e a expiração é necessariamente forçada debaixo de água.

  2. Já que falaram no aparelho poderiam dizer o nome por que é conhecido ou até onde pode adquiri-lo. Isso é que era aliar informação a serviço público. Procurei na internet mas não encontrei nada igual ao aparelho mostrado no video.

    • procure no google por “ebay lung exercise”. Os das bolinhas também dão. São inspirometros. Ou então procure por um produto comercial como o ultrabreath ou similares. Funcionam perfeitamente. É mesmo só uma peça de plástico que oferece resistência à entrada e saida de ar.

      • Se praticar natação o resultado é idêntico. A expiração debaixo de água implica um esforço adicional do diafragma e de toda a musculatura do torax de modo a conseguir provocar a saída do ar num ambiente consideravelmente mais denso do que o ar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.