“Team Strada”. MP investiga denúncias contra o youtuber Hugo Strada

@hugostrada / Instagram

Os youtubers do canal “Team Strada” no Curto Circuito da SIC Radical com Hugo Strada a segurar a camisola vermelha.

O Ministério Público está a investigar as denúncias efectuadas contra o youtuber Hugo Strada, o criador do canal do YouTube “Team Strada” que reúne vários adolescentes. O inquérito judicial foi despoletado por iniciativa da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens.

As denúncias referem uma exagerada proximidade entre o youtuber de 36 anos e jovens adolescentes, havendo também acusações de extorsão, de burla e de aproveitamento de menores.

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) explica ao Observador que estão em causa “eventuais situações que podem consubstanciar perigo” para os jovens envolvidos.

A CNPDPCJ refere ainda que o caso foi remetido para o Ministério Público porque “se desconhece o local de residência das crianças/jovens envolvidos”, caso contrário seria enviado para a Comissão de Protecção de Menores da área de residência dos adolescentes.

Fonte da Procuradoria Geral da República (PGR) já confirmou “a instauração de um inquérito”.

O caso começou com a divulgação de vários vídeos nas redes sociais que põem em causa a elevada proximidade física entre Hugo Strada e os jovens do “Team Strada”, um canal do YouTube que reúne jovens interessados em tornarem-se influenciadores digitais.

O grupo Voluntários Digitais em Situações de Emergência para Portugal (VOST Portugal) dirigiu-se directamente à CNPDPCJ, denunciando a situação por considerar que estão em causa conteúdos “impróprios”, como sustenta ao Observador o coordenador Jorge Miguel Gomes.

“A nossa maior pergunta, aliás, é onde estão os pais destas crianças?“, pergunta Jorge Miguel Gomes.

Entre as imagens divulgadas, nomeadamente pelo youtuber João Sousa, com quase 730 mil subscritores, é possível ver Hugo Strada a entrar numa casa de banho onde uma adolescente está sentada na sanita a fazer as suas necessidades, a vaporizar os genitais de outra jovem com um spray desodorizante por cima da roupa, a beijar outro jovem youtuber na boca e a colocar a mão na coxa de uma outra menor.

https://twitter.com/joaosousayt/status/1154043960337162241

João Sousa fala em conteúdos “desconfortáveis e duvidosos” e assegura que “isto é só a ponta do icebergue”. “Não faço esta merda pelo clout [fama], acredito mesmo que existam crianças em risco“, escreve ainda o youtuber.

O humorista Pedro Teixeira da Mota divulgou também um vídeo com a participação de elementos da “Team Strada” no programa “Curto Circuito” da SIC Radical, a 19 de Julho passado, onde Hugo Strada beija o youtuber Dumbo, de 17 anos, na boca.

Dumbo já veio considerar que foi um gesto inocente e comparou-o a “um beijinho ao pai”. “O Hugo é como um pai que nunca tive ao meu lado“, escreve o jovem no seu perfil do Twitter.

Hugo Strada fala em “manipulação de imagens”

Pelas redes sociais circulam também gravações áudio em que Hugo Strada ameaçará, alegadamente, ex-membros da “Team Strada”, aconselhando-os a não falarem mal dele. Contudo, não é certo que se trate de facto da voz de Hugo Strada.

O youtuber de 36 anos fala em “difamação” e “manipulação de imagens” e promete agir judicialmente “para repor a verdade”.

Vários jovens já vieram a público defender Hugo Strada, mas também há testemunhos de alguns ex-elementos da “Team Strada” a fazerem-lhe acusações. É o caso de Luana que terá deixado a equipa de youtubers e que numa publicação no Twitter falou em “abuso psicológico”, acusando Hugo Strada de “não pagar nos eventos”, como cita a Sábado. A sua conta foi, entretanto, apagada.

Luana também referiu que “não concord[a] com as acusações de pedofilia”, frisando que são de “uma gravidade extrema”.

A jovem Melanie Vicente, que já pertenceu à “Team Strada”, também critica o gestor do canal, falando em “extorsão infantil” e acusando-o de se aproveitar da “ingenuidade” dos adolescentes para ganhar dinheiro.

“A única coisa que eu tenho feito desde que saí daquele projecto foi alertar os mais novos para a ilusão que aquele homem criou, do quão roubados estavam a ser”, escreve a jovem, acusando-o de ter feito “joguinhos psicológicos” com a sua mãe, para que ela a “obrigasse a ficar calada”.

A “Team Strada” surgiu em 2018 como “a Nova Casa dos Youtubers em Portugal“, copiando um conceito de outros projectos, com o intuito de divulgar conteúdos de youtubers na plataforma de vídeos.

O canal tem milhões de visualizações, o que lhe garantiu parcerias com marcas e digressões pelo país para a realização de encontros com jovens em centros comerciais e noutros locais.

No seu perfil do Instagram, onde tem mais de 168 mil seguidores, Hugo Strada apresenta-se como artista e gestor de eventos, produtor de entretenimento e empreendedor. Além de gerir o canal do YouTube da “Team Strada”, também tem feito algumas colaborações com o DJ Mastiksoul, com quem lançou algumas músicas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Alguém que diga a estes jovens que ser “youtuber” não é um modo de vida, mas sim um trabalho complementar (ou um hobby).
    Também era bom que se preocupassem em saber escrever, de forma a fazerem algo de produtivo para eles próprios e inserirem-se mais facilmente no mercado laboral, em lugar de tentarem obter dinheiro pela via mais fácil, pois tal nunca dá bom resultado.

  2. E se os pais se dessem ao TRABALHO DE SEREM PAIS E EDUCADORES, em vez de se darem à comodidade de deixarem os filhos entregues a si próprios?

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …