Tatuagens mais antigas do mundo encontradas em múmias de 5 mil anos

Investigadores descobriram aquelas que podem ser as tatuagens figurativas mais antigas do mundo, nas partes superiores dos braços de duas múmias egípcias, informou o Museu Britânico, esta quinta-feira.

As tatuagens, agora reveladas pelo Museu Britânico, abrem portas a novas perspetivas sobre a vida em África, há cinco mil anos atrás.

Esta descoberta aumenta a antiguidade da prática em 4 mil anos, sendo que as últimas provas apontavam para que as tatuagens fossem feitas no continente africano há mil anos.

Segundo o Jornal de Notícias, o exemplar masculino egípcio teria entre 18 e 21 anos quando faleceu, esfaqueado pelas costas. Quando foi encontrado, há cerca de 100 anos, as manchas escuras que tinha no braço não foram consideradas relevantes.

Posteriormente, exames recentes descobriram que essas manchas tinham a forma de dois animais. Além disso, os exames permitiram também identificar na múmia da mulher uma tatuagem com elementos em forma de “S” e bastões, que poderiam ser usados em rituais de dança.

As tatuagens parecem ter sido feitas com fuligem.

Estes elementos figurativos contrastam com as tatuagens de linhas encontradas numa múmia nos Alpes – Ötzi – que pensasse ter vivido na mesma época destas múmias egípcias. Ötzi tinha a mais antiga tatuagem conhecida até agora.

Os arqueólogos pensavam que apenas as mulheres faziam tatuagens na antiguidade. No entanto, esta descoberta vem provar que esta prática agradava a ambos os sexos. As tatuagens parecem ter sido feitas com fuligem.

Esta descoberta está também envolta de mistério, já que os investigadores acreditam que estas tatuagens podiam evidenciar um certo estatuto ou conhecimentos místicos. Porém, conta o jornal, as múmias foram encontradas em campas simples, sem tratamento taxidérmico, não se sabendo a identidade nem a importância deste casal.

As múmias foram encontrada em Gebelein, no sul do Egito Superior. A datação por rádiocarbono indica que terão vivido entre 3351 e 3017 A.C.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …