Tatuagens mais antigas do mundo encontradas em múmias de 5 mil anos

Investigadores descobriram aquelas que podem ser as tatuagens figurativas mais antigas do mundo, nas partes superiores dos braços de duas múmias egípcias, informou o Museu Britânico, esta quinta-feira.

As tatuagens, agora reveladas pelo Museu Britânico, abrem portas a novas perspetivas sobre a vida em África, há cinco mil anos atrás.

Esta descoberta aumenta a antiguidade da prática em 4 mil anos, sendo que as últimas provas apontavam para que as tatuagens fossem feitas no continente africano há mil anos.

Segundo o Jornal de Notícias, o exemplar masculino egípcio teria entre 18 e 21 anos quando faleceu, esfaqueado pelas costas. Quando foi encontrado, há cerca de 100 anos, as manchas escuras que tinha no braço não foram consideradas relevantes.

Posteriormente, exames recentes descobriram que essas manchas tinham a forma de dois animais. Além disso, os exames permitiram também identificar na múmia da mulher uma tatuagem com elementos em forma de “S” e bastões, que poderiam ser usados em rituais de dança.

As tatuagens parecem ter sido feitas com fuligem.

Estes elementos figurativos contrastam com as tatuagens de linhas encontradas numa múmia nos Alpes – Ötzi – que pensasse ter vivido na mesma época destas múmias egípcias. Ötzi tinha a mais antiga tatuagem conhecida até agora.

Os arqueólogos pensavam que apenas as mulheres faziam tatuagens na antiguidade. No entanto, esta descoberta vem provar que esta prática agradava a ambos os sexos. As tatuagens parecem ter sido feitas com fuligem.

Esta descoberta está também envolta de mistério, já que os investigadores acreditam que estas tatuagens podiam evidenciar um certo estatuto ou conhecimentos místicos. Porém, conta o jornal, as múmias foram encontradas em campas simples, sem tratamento taxidérmico, não se sabendo a identidade nem a importância deste casal.

As múmias foram encontrada em Gebelein, no sul do Egito Superior. A datação por rádiocarbono indica que terão vivido entre 3351 e 3017 A.C.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …