Tatuagem eletrónica permite monitorizar continuamente a pressão arterial

Uma equipa de investigadores de duas universidades do Texas desenvolveu uma “tatuagem” eletrónica feita de grafeno, capaz de monitorizar constantemente a pressão arterial e que pode ser utilizada por longos períodos de tempo.

A pressão arterial é um dos indicadores mais importantes da saúde cardíaca, mas é difícil medir com frequência e fiabilidade fora de um ambiente clínico. Durante décadas, os dispositivos que apertam à volta do braço têm sido os mais usuais.

Esta ferramenta agora divulgada, que permite monitorizar a pressão arterial de forma contínua, é composta por um sensor de grafeno envolto numa substância “confortável e agradável de usar,” explicou a equipa responsável pelo projeto, retratado num estudo publicado recentemente na Nature Nanotechnology.

“A tensão arterial é o sinal vital mais importante que se pode medir, mas os métodos para o fazer fora dos ambientes clínicos são muito limitados”, disse um dos líderes do projeto, Deji Akinwande, professor de Engenharia Eletrónica e Informática da Universidade do Texas, em Austin, citado num artigo recente do Futurity.

O aparelho em causa aplica uma descarga elétrica na pele e mede a resposta do corpo – bioimpedância. Esses dados são depois lidos através de um novo modelo de ‘machine learning’. O uso dessa tatuagem, esclareceram os investigadores, não interfere com o tratamento.

Com este dispositivo é possível medir a tensão arterial em vários contextos: momentos de ‘stress’ elevado, enquanto o indivíduo dorme ou faz exercício.

De acordo com o artigo do Futurity, as opções existentes no mercado, como é o caso dos ‘smartwatches’, ainda não estão preparadas para a monitorização contínua da pressão arterial. Os relógios deslizam no pulso e podem estar longe das artérias, alterando a precisão da leitura.

O desenvolvimento desta tatuagem eletrónica é mais um dos passos da tecnologia na área da saúde. Há já no mercado equipamentos que medem a frequência cardíaca e outros que conseguem interpretar expressões faciais ou monitorizar o processo de cicatrização de lesões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.