Tartaruga gigante “extinta” há 100 anos encontrada nas Ilhas Galápagos

Parque Nacional Galápagos

Depois de se acreditar que a espécie estava extinta há um século, uma expedição científica encontrou uma fêmea adulta de tartaruga da espécie Chelonoides phantasticus na Ilha Fernandina. Os cientistas acreditam que esta pode ser a descoberta mais importante dos últimos 100 anos no arquipélago das Galápagos.

Segundo o Parque Nacional das Galápagos, a espécie “extinta”, que terá provavelmente mais de 100 anos, foi descoberta por uma expedição que visava localizar a tartaruga.

“Foi uma viagem exploratória em toda a ilha com base em várias indicações que davam conta que esta tartaruga estava em Fernandina”, explicou Washington Tapia, cientista da Giant Turtle Restoration Initiative, organização que trabalhou na expedição em parceria com o Parque das Galápagos e o projeto de conservação do arquipélago.

A descoberta foi também confirmada pelo ministro do Ambiente do Equador, Marcelo Mata, que recorreu à sua conta de Twitter para dar a “notícia mundial”.

A espécie foi considerada extinta devido à atividade vulcânica, uma vez que a Ilha de Fernandina, localizada a oeste do arquipélago e com uma área de 638 quilómetros quadrados, é a “casa” do vulcão La Cumbre, considerado um dos mais ativos do mundo.

“Temos que organizar uma nova expedição para voltar ao local para perceber se existe um outro indivíduo da mesma espécie”, disse Danny Rueda, diretor do Parque Nacional das Galápagos. Rueda reiterou a esperança de encontrar mais indivíduos desta espécie e, no futuro, voltar a ter “uma população saudável” de Chelonoides phantasticus, também conhecida como “Tartaruga da Ilha Nórdica”.

No momento, a tartaruga foi transportada para o Centro de Criação de Tartarugas Gigantes na ilha de Santa Cruz. “O animal deve agora ser mantido em cativeiro para voltar a confirmar a espécie através de estudos genéticos”, explicou o diretor do parque.

O arquipélago das Galápagos é famoso pela biodiversidade da sua flora e fauna, considerada única no mundo. Com mais de 7.000 espécies de plantas e animais nativos e endémicos, conserva atualmente 95% daquela biodiversidade originalmente registada, graças aos esforços realizados para sua proteção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …