TAP usada para “lavar” milhões angolanos de origem duvidosa

O Ministério Público acusa quatro altos responsáveis da TAP de terem ajudado a “esconder” milhões de euros de origem duvidosa, provenientes de Angola. Um alegado esquema de “lavagem de dinheiro” que usou a TAP num contrato de falsa prestação de serviços.

Esta investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária é divulgada pelo Correio da Manhã, que aponta que foram constituídos sete arguidos, entre os quais quatro altos responsáveis da TAP, no âmbito de suspeitas em torno de um esquema de corrupção para “esconder” capitais oriundos de Angola.

O Ministério Público acusa o antigo administrador da TAP, Fernando Sobral, e três altos quadros ligados à área da manutenção, José Santos, Vítor Pinto e Pedro Pedroso, dos crimes de corrupção com prejuízo no comércio internacional, de branqueamento de capitais e de falsificação de documentos.

Na investigação assumida pelo procurador Rosário Teixeira, foram ainda constituídos arguidos os advogados João Gomes Correia, Miguel Alves Coelho e Ana Paula Reais, apontados como intermediários do alegado esquema de corrupção, através de falsos serviços de consultadoria, escreve o CM.

De acordo com as suspeitas do MP, entraram em Portugal 25 milhões de euros provenientes de Angola e com origem duvidosa.

Esses milhões terão sido “branqueados” num esquema de falsa prestação de serviços entre a TAP e a Sonair, empresa da petrolífera angolana Sonangol. Este suposto contrato fictício não terá implicado qualquer negócio real e terá sido usado apenas para “lavagem” de dinheiro.

As quantias envolvidas terão circulado por várias contas em sociedades offshore até chegarem às contas de dirigentes angolanos da Sonangol, conforme suspeita a investigação.

O dinheiro terá sido depois usado para a aquisição de imóveis de luxo em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É só corruptos, vigaristas e ladrões. Se forem verificar esta gentalha ganha mais do que muitos de nós e ainda entram neste tipo de esquemas. Mais um processo que espero que tenha um fim onde se culpe e responsabilize c/ sérios danos esta gentalha. Que não fique em Nada como acontece muitas vezes neste país. O ultima caso foi a “operação FENIX” não deu em nada, deu foi despesas p/ os contribuintes portugueses, isso dá sempre…

RESPONDER

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …

Sintra comemora 25 anos como Património da UNESCO com mais de 200 eventos

O município de Sintra assinala os 25 anos da elevação a Património Mundial com a realização de mais de 200 eventos, nomeadamente uma exposição que reúne obras sobre o concelho desde a antiguidade à contemporaneidade. Sintra, …