TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com o Expresso, as receitas operacionais recuaram 67,9%, passando de 2,2 mil milhões de euros em 2019 para 1,060 mil milhões de euros em 2020, devido, “sobretudo ao decréscimo dos rendimentos de passagens em 2,065 mil milhões de euros (-70,9%), e da atividade de manutenção para terceiros que registou um decréscimo de 143,4 milhões de euros (-67,9%) face ao período homólogo do ano anterior”.

O EBIT (resultado operacional) passou de 1,011 mil milhões de euros positivos em 2019, para 964,8 milhões de euros negativos em 2020. “Se ajustado de itens não recorrentes e custos de restruturação, o EBIT recorrente seria de menos 858,4 milhões de euros e o EBITDA recorrente seria de menos 273,7 milhões de euros”, explicou a TAP.

Os gastos operacionais desceram 37,7% para 1,2 mil milhões de euros e os custos com trabalhadores baixou de 678,6 milhões em 2019 para 419,7 milhões de euros em 2020, frutou sobretudo do ‘lay off’ simplificado e da aplicação do regime de apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade.

Em 2020, a TAP transportou menos 72,7% dos passageiros do que em 2019, ou seja, os números desceram de um recorde 17 milhões para 4,6 milhões.

A empresa sublinhou um impacto positivo das diferenças de câmbio no montante de 162,1 milhões de euros, relacionadas com a apreciação do euro face ao dólar, ganho que compensou a penalização da desvalorização do real face ao euro. Como impacto negativo, apontou os custos de cobertura do fuel, no montante de 165,3 milhões de euros.

Segunda fase de medidas contou com 122 adesões

A segunda fase das medidas voluntárias da TAP, que decorreu entre 11 e 16 de abril, contou com 122 adesões. Destas, 100 contam para o redimensionamento do quadro. Concluídas as duas fases de adesão às medidas voluntárias, saíram 730 trabalhadores, coma companhia a indicar que ainda têm de sair mais 400 a 500 trabalhadores.

Na primeira fase das candidaturas, entre 11 de fevereiro e 24 de março, houve 690 adesões, mas só se concretizaram 669, e destas o impacto no redimensionamento foi de cerca de 630 postos de trabalho.

Entre a primeira e a segunda fase, o número de saídas é 730 trabalhadores. A estes têm juntam-se os 750 postos “poupados” com as medidas voluntárias propostas pelos sindicados. Somados, a TAP atingiu o objetivo face a 1480 trabalhadores, mas ainda faltam sair mais 520 trabalhadores para chegar aos 2000.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Provavelmente os administradores este ano não terão prémio ao contrários dos anos anteriores… mesmo com prejuízo. Penso que seria mau de mais este ano atribuir prémios. Mas… já espero tudo.

RESPONDER

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …