TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com o Expresso, as receitas operacionais recuaram 67,9%, passando de 2,2 mil milhões de euros em 2019 para 1,060 mil milhões de euros em 2020, devido, “sobretudo ao decréscimo dos rendimentos de passagens em 2,065 mil milhões de euros (-70,9%), e da atividade de manutenção para terceiros que registou um decréscimo de 143,4 milhões de euros (-67,9%) face ao período homólogo do ano anterior”.

O EBIT (resultado operacional) passou de 1,011 mil milhões de euros positivos em 2019, para 964,8 milhões de euros negativos em 2020. “Se ajustado de itens não recorrentes e custos de restruturação, o EBIT recorrente seria de menos 858,4 milhões de euros e o EBITDA recorrente seria de menos 273,7 milhões de euros”, explicou a TAP.

Os gastos operacionais desceram 37,7% para 1,2 mil milhões de euros e os custos com trabalhadores baixou de 678,6 milhões em 2019 para 419,7 milhões de euros em 2020, frutou sobretudo do ‘lay off’ simplificado e da aplicação do regime de apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade.

Em 2020, a TAP transportou menos 72,7% dos passageiros do que em 2019, ou seja, os números desceram de um recorde 17 milhões para 4,6 milhões.

A empresa sublinhou um impacto positivo das diferenças de câmbio no montante de 162,1 milhões de euros, relacionadas com a apreciação do euro face ao dólar, ganho que compensou a penalização da desvalorização do real face ao euro. Como impacto negativo, apontou os custos de cobertura do fuel, no montante de 165,3 milhões de euros.

Segunda fase de medidas contou com 122 adesões

A segunda fase das medidas voluntárias da TAP, que decorreu entre 11 e 16 de abril, contou com 122 adesões. Destas, 100 contam para o redimensionamento do quadro. Concluídas as duas fases de adesão às medidas voluntárias, saíram 730 trabalhadores, coma companhia a indicar que ainda têm de sair mais 400 a 500 trabalhadores.

Na primeira fase das candidaturas, entre 11 de fevereiro e 24 de março, houve 690 adesões, mas só se concretizaram 669, e destas o impacto no redimensionamento foi de cerca de 630 postos de trabalho.

Entre a primeira e a segunda fase, o número de saídas é 730 trabalhadores. A estes têm juntam-se os 750 postos “poupados” com as medidas voluntárias propostas pelos sindicados. Somados, a TAP atingiu o objetivo face a 1480 trabalhadores, mas ainda faltam sair mais 520 trabalhadores para chegar aos 2000.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Provavelmente os administradores este ano não terão prémio ao contrários dos anos anteriores… mesmo com prejuízo. Penso que seria mau de mais este ano atribuir prémios. Mas… já espero tudo.

RESPONDER

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …