/

TAP fecha 2015 com piores prejuízos dos últimos oito anos

1

y kawahara / Wikimedia

-

Companhia aérea nacional fechou o último ano com prejuízos que chegam aos 99 milhões de euros, os piores resultados desde 2008.

A TAP fechou o ano de 2015 com um prejuízo de 99 milhões de euros, que compara com os 44 milhões negativos registados no ano anterior, anunciou esta quarta-feira, citada pelo Económico.

Em comunicado, a transportadora explica que o agravamento deste prejuízo resulta dos 91 milhões de euros que se encontram retidos na Venezuela, cujo valor ainda não foi transferido, uma situação agravada por diversas desvalorizações cambiais.

A companhia alerta que, caso não fosse esta situação, o resultado teria sido de apenas 7,6 milhões de euros negativos, evidenciando uma clara recuperação face a 2014.

Segundo o Económico, a Venezuela reteve as receitas registadas entre março de 2013 e janeiro de 2015 devido à crise económica que enfrenta.

No mesmo comunicado, a TAP diz que a dimensão do montante retido não é maior porque, em janeiro de 2015, resolveu “suspender a venda de viagens naquele país”.As receitas também decresceram durante o ano passado para 2,398 mil milhões de euros, comparando com os 2,489 mil milhões registados em 2014.

Segundo a nota divulgada, esta quebra pode ser justificada pela crise económica e política no Brasil, que terá provocado menor volume de tráfego e uma redução da tarifa média, e também pela contração da economia angolana.

O agravamento da situação laboral também é apontado como um dos fatores responsáveis por estes resultados, com a transportadora a afirmar que esta “afetou a confiança do mercado na TAP”.

A dívida da TAP desceu dos 1,062 mil milhões para 942 milhões de euros, uma melhoria que a TAP diz ficar a dever-se aos “reembolsos entretanto efetuados já no ano passado”, destacando o início do processo de capitalização proporcionado pelo consórcio Atlantic Gateway.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.