Detectados resíduos tóxicos em tampões e pensos higiénicos

Uma análise feita às marcas de tampões e de pensos higiénicos vendidos um pouco por toda a Europa detectou a presença de dioxinas, de pesticidas e de um herbicida cancerígeno.

Esta pesquisa do Instituto Nacional do Consumo (INC) francês é publicada na edição de Março da revista 60 Millions de Consommateurs, mas os resultados já foram antecipados por vários órgãos de comunicação.

O INC analisou 11 marcas de produtos de higiene íntima feminina e detectou resíduos “potencialmente tóxicos” em cinco delas, incluindo naquelas que são as mais vendidas em França – a O.B. e a Tampax – e que também são comercializadas em Portugal.

Foram encontrados “vestígios de dioxinas em dois tampões periódicos de grandes marcas em três testados”, sublinha o jornal francês Le Monde, notando ainda a presença de “resíduos de glifosato“, um herbicida que é considerado cancerígeno quando usado com recorrência.

O diário frisa o facto de o estudo evidenciar que estes resíduos tóxicos foram também “encontrados em pensos higiénicos de uma marca que se reivindica bio”.

Embora os níveis revelados sejam “fracos”, conforme se nota no estudo, o INC apela aos poderes públicos para imporem controles mais rigorosos, de modo a que nenhum vestígio tóxico seja encontrado nestes produtos de higiene íntima feminina.

Há poucos dados sobre como se processa a absorção de forma sistemática destas substâncias por parte da vagina, segundo evidenciam os autores da pesquisa.

Depois de há dias se ter noticiado também, que os produtos cosméticos para bebés têm ingredientes de alto risco, a União Federal dos Consumidores (UFC) franceses publicou uma base de dados com os resultados das análises a 185 marcas de cosméticos, muitas das quais vendidas em Portugal, que revelaram os “ingredientes indesejáveis” nas suas composições.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bem, este glifosato está em todo lado!!! A Monsanto (e não só!) deveria ser severamente punida por atentados contra a Humanidade.
    E está provado que causa o cancro! Agora pensem. Só não vê quem não quer.

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …