Detectados resíduos tóxicos em tampões e pensos higiénicos

Uma análise feita às marcas de tampões e de pensos higiénicos vendidos um pouco por toda a Europa detectou a presença de dioxinas, de pesticidas e de um herbicida cancerígeno.

Esta pesquisa do Instituto Nacional do Consumo (INC) francês é publicada na edição de Março da revista 60 Millions de Consommateurs, mas os resultados já foram antecipados por vários órgãos de comunicação.

O INC analisou 11 marcas de produtos de higiene íntima feminina e detectou resíduos “potencialmente tóxicos” em cinco delas, incluindo naquelas que são as mais vendidas em França – a O.B. e a Tampax – e que também são comercializadas em Portugal.

Foram encontrados “vestígios de dioxinas em dois tampões periódicos de grandes marcas em três testados”, sublinha o jornal francês Le Monde, notando ainda a presença de “resíduos de glifosato“, um herbicida que é considerado cancerígeno quando usado com recorrência.

O diário frisa o facto de o estudo evidenciar que estes resíduos tóxicos foram também “encontrados em pensos higiénicos de uma marca que se reivindica bio”.

Embora os níveis revelados sejam “fracos”, conforme se nota no estudo, o INC apela aos poderes públicos para imporem controles mais rigorosos, de modo a que nenhum vestígio tóxico seja encontrado nestes produtos de higiene íntima feminina.

Há poucos dados sobre como se processa a absorção de forma sistemática destas substâncias por parte da vagina, segundo evidenciam os autores da pesquisa.

Depois de há dias se ter noticiado também, que os produtos cosméticos para bebés têm ingredientes de alto risco, a União Federal dos Consumidores (UFC) franceses publicou uma base de dados com os resultados das análises a 185 marcas de cosméticos, muitas das quais vendidas em Portugal, que revelaram os “ingredientes indesejáveis” nas suas composições.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bem, este glifosato está em todo lado!!! A Monsanto (e não só!) deveria ser severamente punida por atentados contra a Humanidade.
    E está provado que causa o cancro! Agora pensem. Só não vê quem não quer.

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …