Tailândia confirma sinais de avião desaparecido após dias de busca

stratman2 / Flickr

-

Radares militares da Tailândia detetaram na noite de 08 de março sinais de um aparelho não identificado logo após o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines dos radares, noticiou hoje a imprensa local.

Apesar da grande operação internacional de busca, as autoridades tailandesas não partilharam esta informação até terça-feira porque não foram especificamente questionados a respeito, refere a edição matutina do diário Bangkok Post.

O sinal supostamente deteta uma viragem em direção ao Estreito de Malaca, apesar de ser um sinal intermitente que não incluía dados como o número de voo, indicou o porta-voz da Força Aérea da Tailândia, Montol Suchookorn.

Não demos demasiada atenção ao sinal. A Força Aérea tailandesa só se ocupa das ameaças contra o nosso país, quando não representa ameaças para nós, simplesmente observamos sem tomar ações”, disse o militar, segundo o jornal.

Estas novas informações questionam as práticas de alguns países que optaram por não partilhar dados em matéria de defesa, após o desaparecimento do avião com 239 pessoas a bordo.

O voo MH370 da Malaysia Airlines descolou de Kuala Lumpur na madrugada de 08 de março (00:41 locais ou 16:41 de 07 de março em Lisboa) e tinha previsto chegar a Pequim seis horas depois, mas desapareceu do radar 40 minutos após a descolagem.

Pelas 01h28 (17h28 em Lisboa), o radar militar tailandês “era capaz de detetar um sinal, que era normal, de uma aeronave em direção oposta ao MH370”, disse Montol.

Depois de dias de busca no Mar do Sul da China, as operações de resgate estão agora centradas numa grande área que inclui regiões da Ásia Central e o sul do oceano Índico.

Segundo os últimos dados de satélite recolhidos, o avião pode ter voado para norte, numa área compreendida entre o Laos e o mar Cáspio, ou até ao sul, entre a ilha indonésia de Sumatra e o sul do Índico.

Mais de 40 aeronaves y 34 barcos participam nas buscas, incluindo mais de uma dezena de aviões Orion P-3 e Hércules C-130.

Colaboram nas operações de busca a Austrália, Bangladesh, Birmânia, Brunei, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Filipinas, Franca, Índia, Indonésia, Japão, Cazaquistão, Quirguizistão, Laos, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unidos, Rússia, Singapura, Tailândia, Turquemenistão, Uzbequistão e Vietname.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …