Switchblade: um carro voador finalmente pronto para descolar

Após 14 anos de desenvolvimento, o Samson Switchblade — um veículo de três rodas rápido e legalizado em terra, que se converte num avião de 322km/h, apenas com um toque num botão, foi aprovado para voar pela FAA — Federal Aviation Administration. A equipa está agora a preparar-se para os testes.

De acordo com o New Atlas, o nome Switchblade foi dado ao carro voador, devido à forma como as asas balançam por baixo da cabine de dois lugares na hora de voar.

A cauda também balança para fora do local onde se encontra recolhida — atrás do grande impulsor — e depois desdobra-se, numa ampla forma de T.

Desde que se carrega no botão do Switchblade para o transformar no avião, todo o processo demora menos de três minutos — algo que será bastante espetacular de ver.

O Switchblade funciona com um motor de 3 cilindros e 1,6 litros arrefecido por líquido. Consome gasolina de 91 octanas e debita 190 cavalos de potência que a Samson diz ser capaz de o levar a velocidades superiores a 201 km/h.

O motor é na realidade usado como um gerador — que alimenta um sistema de propulsão elétrica das rodas  em modo de estrada e um motor de propulsão elétrico quando está na hora de voar.

Com as suas três rodas, o veículo pode ser registado como uma motocicleta em muitas regiões.

Numa pista de aterragem e descolagem, o Switchblade permite uma velocidade normal de cruzeiro de 257 km/h, com uma autonomia de 724 km com um tanque de combustível completo de 125L.

Para efetuar uma descolagem será necessário uma pista de 335 metros, e uma mais curta, de 213 metros, para a aterragem.

Uma vez dobrado o trem de aterragem, com apenas 1,5 m (5,1 x 1,8 m) de altura e ocupando uma área de 5,1 x 1,8 m, o veículo cabe facilmente numa garagem normal.

A Samson Sky está a desenvolver o projeto há 14 anos,havendo um entusiasmo considerável à volta da equipa, agora que a FAA inspecionou o protótipo e deu o sim ao seu registo como avião experimental.

Isto significa que está autorizado a voar, e a equipa prepara-se para o fazer dentro das próximas semanas.

Com um preço base estimado em cerca de 150.000 euros, o Switchblade vai estar à venda à moda da IKEA: compre o kit, leve as peças e monte em casa — um processo que pode levar cerca de 2.000 horas.

A Samson Sky está no entanto a montar um Centro de Assistência à Construção onde os proprietários se podem deslocar para, com a ajuda de uma “equipa profissional de construção” e de um ambiente de trabalho ideal, montar a sua aeronave em apenas uma semana.

Inês Costa Macedo, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.