A justiça francesa suspendeu na terça-feira a investigação de que era alvo o antigo Presidente francês Nicolás Sarkozy, por corrupção e tráfico de influências.
O Tribunal de Recurso de Paris suspendeu o inquérito lançado em julho, depois de analisar um pedido submetido por Sarkozy pedindo a sua retirada, disse hoje, à AFP, uma fonte ligada ao processo.
A decisão não tem de ser justificada e não é suscetível de recurso. A suspensão pode durar vários meses.
O antigo Presidente francês foi indiciado em julho como suspeito de ter tentado obter junto de um magistrado informação de um dossiê judiciário que o envolvia. Nicolas Sarkozy continua, no entanto, sob investigação por outros casos, tais como o alegado financiamento ilegal da sua campanha em 2012, que envolvem fundos de Muhammar Khadaffi.
Sarkozy, 59 anos, anunciou na sexta-feira o regresso à vida política com uma candidatura à liderança do seu partido, a União por um Movimento Popular (UMP, direita), com eleições internas previstas para novembro.
O regresso de Sarkozy ocorre numa altura em que o Presidente socialista francês, François Hollande, enfrenta uma crise económica persistente e níveis de impopularidade inéditos no país.
/Lusa